Instituições sociais recebem cestas básicas doadas pela Campanha IFF Solidário

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/01/2023 08h08, última modificação 31/08/2023 13h14
85 cestas básicas foram entregues para organizações sociais distribuírem às famílias cadastradas, em Campos dos Goytacazes - RJ.
Instituições sociais recebem cestas básicas doadas pela Campanha IFF Solidário

Cestas foram entregues pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães, pela pró-reitora de Extensão, Cátia Viana, e pelo diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento (Fotos: Divulgação/IFF)

O Instituto Federal Fluminense realizou a entrega, em dezembro, próximo ao Natal, de 85 cestas básicas adquiridas com doações arrecadadas por meio da Campanha IFF Solidário no decorrer de 2022. As cestas com os gêneros alimentícios foram entregues pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, pela pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade, Cátia Viana, e pelo diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, às instituições sociais localizadas em Campos dos Goytacazes-RJ: Instituto Wild Flowers Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis - Renascer (Codim).

O Instituto Wild Flowers é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que potencializa projetos em comunidades em vulnerabilidade social. As doações foram feitas para dar assistência às famílias cadastradas no Projeto Esperançar, localizado na comunidade Santa Helena, em Campos. Conheça mais sobre o Wild Flowers acessando o perfil no Instagram

A Cooperativa Renascer existe desde 2017 e iniciou com 30 cooperados em Santo Amaro. Hoje conta com 12 cooperados, e divide um galpão com outra cooperativa na Codim. "Agradeço, em nome de todos os cooperados, pela doação das cestas, pois essa ajuda é muito bem-vinda. Devido à precária situação da nossa cooperativa por conta do descaso do poder público e do baixo volume de recicláveis, estamos passando por uma situação muito difícil!", comenta a presidente da Cooperativa, Mônica Gomes.

"Fazemos nossas vendas de dois em dois meses para ganhar R$ 400,00, o que mal dá para comprar alimentos básicos. A luta é grande e cada vez mais árdua, mas não desistiremos, pois temos o apoio da sociedade civil e dos companheiros que sempre estão nos auxiliando. Mais uma vez obrigada ao IFF pela ajuda!", enfatiza Mônica, que complementa: "não poderia deixar de falar sobre nosso brechó, cujo dinheiro das vendas é dividido para todos os cooperados. Então, toda doação é bem-vinda. Pedimos a todos os que lerem essa mensagem, se tiverem roupas, calçados, roupa de cama, assessórios que não usam mais e quiserem doar para nosso brechó, por favor, entrem em contato conosco", diz a presidente da Cooperativa Renascer.

A Campanha IFF Solidário continuará durante todo o ano de 2023, com objetivo de atender a projetos indicados em municípios de abrangência do IFFluminense pelos campi envolvidos na ação. "Ao longo do ano, as doações para a aquisição de cestas básicas serão bem-vindas para que mais doações sejam realizadas. Além disso, é muito importante que outras ações, que podem partir de atividades de extensão e voluntariado, sejam promovidas e executadas pela comunidade do IFF. As necessidades dos mais vulneráveis são muito amplas e a solidariedade é uma ação educativa", destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFFluminense, Cátia Viana.

Saiba mais:
 Com a temática “Amor necessário”, a campanha nasceu como posicionamento institucional frente às graves consequências sociais e econômicas da pandemia de Covid-19, que ampliaram a situação da fome no Brasil. A Campanha IFF Solidário conta com o apoio da Fundação Pró-IFF, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe - Seção IFFluminense), da Rede SuperBom de Supermercados e do Grupo Folha de Comunicação. Em 2022, o tema da campanha foi "Natal de Paz".

As doações de recursos podem continuar sendo feitas por meio de transferências bancárias para o Sicoob - Ag. 4222 - C/C: 100.005-5 - CNPJ: 04016579/0001-31 ou depósitos via pix em fundproiff@gmail.com. Os fundos arrecadados serão destinados à compra de cestas básicas que serão distribuídas a projetos sociais nas regiões de atuação das unidades do IFF que participam da iniciativa.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis na página do IFF Solidário no Portal do IFFluminense.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!