Instituto aplicará o teste TOEFL ITP

por admin publicado 18/07/2014 20h35, última modificação 31/08/2023 12h47
O IFF aderiu ao Programa Inglês Sem Fronteiras como Centro Aplicador do teste TOEFL ITP para aplicação de demanda diagnóstica entre os alunos de graduação e pós-graduação.

Durante o 2º semestre de 2014, haverá, em todo o Brasil, aplicações do teste TOEFL ITP – um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos no mundo – com o objetivo de realizar um diagnóstico do nível de conhecimento em inglês dos estudantes de graduação e pós-graduação.

As aplicações serão realizadas por universidades federais, estaduais e institutos federais credenciados ao Programa Inglês sem Fronteiras, entre eles, o Instituto Federal Fluminense, que fez seu credenciamento como Centro Aplicador.

“O diagnóstico possibilitará traçar ações governamentais para o ensino de inglês em todo o país e a ideia de realizar este trabalho surgiu justamente porque o governo identificou uma carência de qualificação entre os estudantes candidatos ao Ciência Sem Fronteiras”, informou a professora Edméa Barbosa Nogueira Dias, representante institucional do Inglês Sem Fronteiras.

O objetivo é realizar o teste com 15% do total de alunos da graduação e a totalidade de alunos de pós-graduação do IFFluminense, que representa cerca de 600 vagas, segundo Edméa. As inscrições e o teste serão realizados nos meses de agosto e setembro, gratuitamente. As inscrições serão feitas pela internet, e o teste será aplicado no campus Campos Centro por professores do Instituto que foram treinados pela empresa MASTERTEST - Certificação Internacional.

Edméa alerta que o diagnóstico não é só para os alunos que têm interesse no Ciência Sem Fronteiras. “O TOEFL é um requisito para entrada em muitas universidades estrangeiras e, também, uma certificação de proficiência que engrandece o currículo dos estudantes”, disse.

My English Online: Uma das iniciativas do Inglês Sem Fronteiras é a oferta de curso de inglês online - My English Online - programa destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras e que, agora, passa a ser oferecido, também, para professores.

Atualização -  A Capes divulgou o cronograma das inscrições: os alunos do ensino superior devem se inscrever entre 18 de agosto a 24 de novembro, e as aplicações do teste TOEFL diagnóstico se inciam no dia 30 de agosto e se encerram no dia 30 de novembro.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 21/07/2014)