Instituto e VIU Canadá articulam parceria

por admin publicado 13/06/2011 18h10, última modificação 31/08/2023 12h47
No próximo ano, alunos e professores do IF Fluminense terão chance de participar de intercâmbio e projetos na Vancouver Island University.

O Diretor de Pesquisa e Pós Graduação do IF Fluminense, Romeu e Silva Neto retornou esta semana de Vancouver, no Canadá, onde visitou a Vancouver Island University (VIU) para firmar parcerias. O objetivo é que professores e alunos do Instituto tenham a oportunidade de participar de um intercâmbio e de desenvolver projetos e atividades de pesquisa na Universidade.
     De acordo com Romeu, deverá haver participação de professores em um projeto que estuda os impactos sociais e ambientais das atividades portuárias no Nanaimo Port Authority, a partir de setembro deste ano, no campus da VIU.
     Neste mesmo período, há a expectativa de desenhar um curso/disciplina na área de recursos hídricos, compactado em um mês, para alunos de graduação/pós do IFF e que será reconhecido no Instituto como créditos.  Tal curso será oferecido no mês de junho de 2012.
      “Além do intercâmbio, o IFF poderá ter interação com o Center for Shellfish Research, um interessante trabalho de incubação e criação de peixes, crustáceos e mariscos, aliando a experiência ao curso de Pós Graduação em Pesca, do Instituto”, comentou Romeu.
     Em visita ao Porto de Nanaimo, uma pequena cidade localizada próxima a Vancouver, os impactos sociais e ambientais das atividades portuárias foi tema da conversa. O Diretor comentou sobre os desafios do Porto do Açu e de uma futura integração entre a V.I.U. e o Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF.
     “A idéia é que possam ser feitos estudos comparativos entre o porto de Nanaimo e o do Açu, que têm características operacionais diferentes e estão situados em locais e condições ambientais também completamente distintas, mas que podem ter impactos de diversas naturezas com algumas similaridades”, explicou.
     A ida de Romeu ao Canadá é um desdobramento da visita do Diretor de Marketing Internacional da V.I.U., Bruce Condie, em abril deste ano, que conheceu as instalações do IF Fluminense e se reuniu com a Reitoria para trocar informações sobre o Instituto e a Universidade, além de discutir ações de Cooperação Internacional.

Outras parcerias - No fim da viagem, o professor Romeu também visitou a Simon Fraser University, onde conversou sobre a possibilidade de cooperação institucional. As áreas prioritárias de integração são as de Gestão Sustentável de Cadeias Produtivas e de Suprimentos, Gestão da Inovação e Políticas Públicas.