Parabéns

Institutos Federais completam 14 anos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/12/2022 22h24, última modificação 31/08/2023 13h14
Institutos Federais completam 14 anos

A história do novo reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa, nesta quinta-feira, 29 de dezembro, 14 anos. Os Institutos Federais se tornaram uma das mais robustas e importantes políticas de estado de inclusão e acesso à educação pública, gratuita e de qualidade.

Chamados carinhosamente de IFs, as instituições são reconhecidas pelo seu modelo de ensino único, reunindo educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. O modelo de verticalização é um diferencial de excelência reconhecido internacionalmente.

“A constituição dos IFs e da Rede Federal é parte de um grande projeto de nação que decidiu incluir a todos, indo ao encontro da juventude, dos trabalhadores, seja nos centros urbanos, nas regiões remotas, rurais, nas comunidades tradicionais, no interior deste país, de tal maneira que a educação de qualidade pudesse alcançar a todos aqueles que precisam de educação de qualidade. Então, celebrar os 14 anos da Rede Federal é reconhecer o esforço dos educadores e de todos aqueles que têm um projeto de construir um Brasil melhor para todas as pessoas.” - Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do IFF.

Nesses 14 anos, milhões de pessoas viram suas vidas transformadas por uma educação pública, gratuita, de qualidade.

Parabéns aos servidores e estudantes que fazem parte dessa história. Sem vocês nada disso faria sentido.

Viva os Institutos Federais!
Viva a Rede Federal!

Texto: Conif com Comunicação Social da Reitoria do IFF