Reditec 2018

Institutos federais trocam experiências para melhoria do trabalho na rede

por Sheneville Araújo (IFRR) publicado 13/09/2018 13h11, última modificação 10/10/2023 12h51
Pela 1ª vez, a Gestão de Pessoas foi tema de uma das salas de Experiências Exitosas.
Institutos federais trocam experiências para melhoria do trabalho na rede

Servidores apresentam Experiências Exitosas da temática Gestão de Pessoas/Administração (Fotos: Rodrigo Fonseca - IFAM)

A tarde desta quarta-feira, dia 12, na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), foi marcada por troca de conhecimentos e apresentação dos resultados efetivos de ações e projetos executados pelos Institutos Federais espalhados pelo Brasil. Foi o momento de Experiências Exitosas, parte da programação do evento, este ano sediada na cidade de Búzios-RJ.

Projetos já experimentados e colocados em prática, voltados para a melhoria do acesso e funcionamento de restaurante para estudantes e servidores, otimização de energia elétrica nos campi, iniciação no serviço público, capacitação para internacionalização da rede, melhora da qualidade de vida do servidor, entre outros, foram alguns dos apresentados na sala com o tema de Gestão de Pessoas/Administração, como casos de sucesso dos institutos federais.

Para o diretor-geral do Campus Ribeirão das Neves, do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), Charles Diniz, que fez questão de assistir as apresentações, esse tipo de atividade dentro da programação da Reditec é uma das mais válidas, já que é nesse momento que é possível conhecer o que está dando certo nos diversos campi da rede federal e o que pode ser levado para aplicação nas outras unidades que tenham interesse.

"Esse momento ajuda muito, pois há muitas atividades que pensamos e precisamos fazer, mas acabamos deixando para depois, e esse tipo de atividade nos motiva, pois conseguimos ver que as coisas estão acontecendo nos outros lugares. Além disso, há uma troca de aprendizado, pois também podemos sugerir melhorias nas ações apresentadas, assim como adotar o exemplo", comentou.

O professor Odimogenes Soares Lopes, do Campus Floriano, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi um dos que apresentou uma experiência exitosa e afirmou ter saído satisfeito por ter participado dessa programação, pela oportunidade que teve em compartilhar o que está sendo feito na unidade de ensino em que trabalha e ouvir outros profissionais dos instituto a respeito.

"Considero essa mostra de Experiências Exitosas uma atividade fundamental dentro dessa reunião para que o máximo de ações bem sucedidas sejam difundidas, pois muitas vezes, um instituto vizinho que está precisando de um projeto ou ação que já está sendo realizada, nem sabe que pode ter acesso facilitado a algo que já foi criado e experimentados. Esse espaço então, é uma chance de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo e conhecer outras experiências", observou.

A diretora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Fluminense (IFF), anfitrião da Reditec 2018, Joelma Vieira Lima, destacou que esta é a primeira vez uma mostra de Experiências Exitosas foi realizada com foco na Gestão de Pessoas e para ela, isso é um avanço. "Nesse evento, temos a presença de todos os institutos federais e uma ação como essa é fundamental para que o máximo de experiências possam ser compartilhadas e aproveitadas", destacou.

A coordenadora da atividade, pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFF, Aline Naked, também observou que esse tema não era comum na mostra e enfatizou a importância de incluir este tema na programação da reunião. "Essa mostra é uma atividade com foco em resultados e com o intuito de aplicabilidade do que foi apresentado, pois basta que os interessados procurem os institutos autores das ações e projetos para compartilhar e executar", avaliou.

MOSTRA - A Mostra de Experiências Exitosas tem o objetivo de socializar as produções da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do ensino, da pesquisa e da extensão, com sua gestão, fomentando, assim, a apropriação de pesquisas, sistemas, ferramentas, metodologias e demais produções que contribuam para o desenvolvimento institucional e da própria Rede.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI