Iniciação Científica e Pós-graduação

IX Confict começa na próxima segunda-feira, 03

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/06/2017 17h49, última modificação 31/08/2023 12h41
Evento também integra o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação e abordará pesquisas e reflexões sobre os desafios e as transformações que a ciência pode e deve trazer para o futuro do país.
IX Confict

A IX edição do Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) começa na próxima segunda-feira, 03 de julho de 2017, e segue até o dia 07, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos-RJ, reunindo o 22.° Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 14.° Circuito de Iniciação Científica do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a 9.ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”, o Confict 2017 abordará pesquisas e reflexões sobre os desafios e as transformações que a ciência pode e deve trazer para o futuro do país.

Neste ano, o evento, que é realizado pela três instituições, também integra o II Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG), reunindo um total de 3.057 pessoas inscritas para participação nas atividades programadas.

“A ocorrência dos dois eventos visa potencializar os resultados e articular as ações de iniciação científica com os trabalhos de pós-graduação”, ressalta Pedro Castelo Branco, diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF e um dos coordenadores do evento.

Segundo Pedro, o Confict é o maior evento de iniciação científica e tecnológica do interior do estado do Rio envolvendo estudantes não apenas das três instituições organizadoras, mas de outras instituições de ensino superior da região. O Congresso já conta com 1.872 inscritos, sendo 632 do IFF; e recebeu 591 resumos de trabalhos, sendo 178 do Instituto.

Já para o CONPG, são 1.185 inscritos, sendo 210 do IFF. Ao todo, serão apresentados 679 trabalhos, sendo 65 do IFF referentes aos três programas de Mestrado: Engenharia Ambiental, Ensino de Física e Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão.

“Tivemos um número expressivo de inscritos, e cerca de 100% dos trabalhos dos alunos do segundo ano de nossos cursos de mestrado serão apresentados tanto no formato oral como em banners. Teremos também um espaço para exposição dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto. Acredito que o evento será um sucesso e proporcionará excelentes resultados para toda comunidade acadêmica”, enfatiza Simone Vasconcelos, diretora de Pós-graduação.

Simone acrescenta, ainda, que a Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF vai premiar os melhores trabalhos do Instituto - de Iniciação Científica e da Pós-Graduação -, com um Kindle (leitor de livros digitais), através de patrocínio da cooperativa de crédito SICOOB Fluminense.

Programação: a Conferência de Abertura do evento está marcada para o dia 03, às 14h, e será proferida pelo diretor Científico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), prof. Wanderley de Souza, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”.

A programação, que é gratuita e aberta ao público, envolve sessões oral e de banner de apresentações de trabalhos, apresentação cultural, minicursos (inscrições encerradas), palestras e mesa-redonda, tais como: 05/07, às 10h30min - “Estratégias para o fortalecimento da internacionalização das instituições de Ensino Superior”, com Márcio Moura de Castro (Capes/Diretoria de Relações Internacionais); 06/07, às 14h: “Um projeto de ciência para o Brasil”, com o diretor científico da Faperj, prof. Dr. Jerson Lima; 07/07, às 14h: mesa-redonda “Financiamento da pesquisa em instituições públicas brasileiras”.

A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico http://ix.confict.iff.edu.br/pages/programacao.

Assista a entrevista do Acontece no IFF AQUI.