IX Confict e II CONPG terminam com premiação de melhores trabalhos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/07/2017 15h38, última modificação 10/10/2023 12h31
Além da premiação, momento marcante para os estudantes, encerramento dos eventos ainda contou com a presença da Orquestra de Violões e do prefeito de Campos, Rafael Diniz.
Confict.jpg

Mesa-redonda discutiu financiamento da pesquisa em instituições públicas

O último dia do IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) e do II Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG) foi marcado por apresentações de trabalhos, durante a manhã dessa sexta-feira, 07 de julho de 2017; pela mesa-redonda “Financiamento da pesquisa em instituições públicas brasileiras”, no início da tarde; e, por fim, no início da noite, pelo momento mais esperado por estudantes e seus orientadores: a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante os eventos que são organizados pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF). A programação aconteceu no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente de Oliveira, os congressos superaram as expectativas. “Foi uma semana produtiva, do ponto de vista do debate, além da qualidade dos trabalhos apresentados que demonstraram aplicabilidade e soluções importantes para a sociedade”, ressalta destacando, também, a integração entre os pesquisadores e as instituições.

A mesa de encerramento foi composta por Luiz Passoni, reitor da Uenf, Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do IFF e Hernán Mamani, professor da UFF, que destacaram a semana produtiva e intensa e sua significação em relação à resistência e sobrevivência pela educação, cujo sucesso está na troca e na persistência. “Estamos aqui demonstrando a nossa capacidade de resistir, mas como resistência propositiva, apresentando possibilidades”, destaca Jefferson. “Neste evento, mostramos que este país é muito maior, muito mais rico e de muito mais possibilidades do que estão tentando nos convencer”, complementa. O prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, também marcou presença e destacou que “Campos é um celeiro de universidades de ponta que promovem conhecimento e pesquisas que discutem os rumos da nossa cidade”.

As falas das autoridades foram seguidas por uma apresentação da Orquestra de Violões do IFF, que colocou, literalmente de pé, o público do auditório do Centro de Convenções. Com um repertório de músicas de filmes, a Orquestra deu o tom de alegria e energia para a próxima etapa do evento: a premiação.

Pelo Confict, foram apresentados 591 trabalhos, sendo 178 do Instituto. Entre os premiados está o da aluna Mariana Gonçalves, do 7.º período do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Espaços públicos e a vida nas cidades: estudo de caso sobre a utilização de cinco praças da área central de Campos dos Goytacazes” e orientação da prof. Ana Paula Lettiere, o trabalho recebeu menção honrosa na área de “Ciências Sociais Aplicadas”. “Foi uma grande surpresa, ainda mais porque o meu projeto tem pouco tempo. E participar do evento foi muito bom, pude fazer vários contatos com pessoas que contribuirão com minha pesquisa”, destaca.

Já pela Pós-graduação, foram apresentados 679 trabalhos, sendo 65 do IFF referentes aos três programas de Mestrado: Engenharia Ambiental, Ensino de Física e Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão. Entre os premiados está o do aluno Elton Alvarenga, do curso de Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, com o tema “Construção de uma estação de monitoramento da qualidade da água no Rio Paraíba do Sul: análise e comparação de dados”, e orientação da prof. Cristine Nunes Ferreira. “Foi muito importante participar do evento para divulgar nosso trabalho para que ele ganhe proporção e possa receber financiamento para sua implantação efetiva. Fiquei feliz com a premiação!”, ressalta.

Veja a lista completa dos premiados do IFF AQUI. A Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF premiou os melhores trabalhos do Instituto com um Kindle (leitor de livros digitais), por meio de patrocínio da cooperativa de crédito SICOOB Fluminense.

Simone Vasconcelos, diretora de Pós-graduação do IFF, parabenizou toda a comunidade acadêmica. “Um evento de tamanha grandeza como este só pode ser fruto de muita coragem e união”, afirma.

Saiba Mais: Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios e transformações”, o Confict e o CONGP 2017 foram realizados de 03 a 07 de julho, no Centro de Convenções da Uenf,em Campos-RJ. Realizados pela Uenf, IFF e UFF, os eventos reuniram um total de 3.057 pessoas inscritas para participação nas atividades programadas.

Confira o álbum completo do evento AQUI.