Lançamento

Livro “Tradição, Gramática e Discurso” é publicado pela Editora Essentia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2022 13h55, última modificação 31/08/2023 13h12
A obra explora os diferentes discursos prescritivos e históricos sobre a tradição gramatical da norma padrão.
Livro “Tradição, Gramática e Discurso” é publicado pela Editora Essentia

Arte: Divulgação Essentia Editora

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense lançou o livro “Tradição, Gramática e Discurso”, do autor Thiago Oliveira, professor do Campus Campos Centro. A obra foi selecionada pelo Edital Interno de Apoio à Publicação de Livros - Edição 2020.

A publicação traz reflexões, sob o olhar discursivo, linguístico e histórico, sobre a hipótese de que a formação do enunciado inserido na linguagem constante na obra de um gramático é o reflexo de uma série de regularidades que podem ser sistematizadas e categorizadas, mostrando que, nem sempre, obras que partilham do mesmo objeto de estudo, como é o caso das gramáticas normativas, pertencem à mesma ordem de linguagem.

Sobre a análise comparativa realizada no livro, o pós-doutorado Thiago Oliveira discorre que a publicação "traz uma visão discursiva acerca da tradição gramatical a partir da análise de alguns pontos contidos em gramáticas normativas selecionadas, mostrando que o nível de adesão à tradição varia de obra para obra. Nesse sentido, vale a pena consultar a publicação para entender que as gramáticas, ao contrário do que possa parecer, não são exatamente iguais, ainda que compartilhem elementos prescritivos e históricos”.

O livro está disponível para download gratuito no site da Editora.

Sobre o autor:

Thiago Oliveira, pós-doutorado pela Universidade de Beira Interior (UBI), também é professor do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literatura e da Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) , do Instituto Federal Fluminense, e pesquisador do Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (IFF).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!