Publicação Científica

Livro sobre Experiências de Extensão é lançado pela Essentia Editora

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/07/2020 11h37, última modificação 31/08/2023 12h59
Obra relata a experiência do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ em Macaé.
Livro sobre Experiências de Extensão é lançado pela Essentia Editora

As representantes da Essentia e da UFRJ Campus Macaé durante painel de lançamento do livro (Foto: Reprodução)

O livro “Saberes e Experiências de Extensão em Promoção da Saúde” foi lançado pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) na última quinta-feira, dia 23 de julho. O lançamento, primeiro da Essentia em 2020, foi realizado por videoconferência durante a programação do Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A publicação, fruto do trabalho de extensão realizado pelo Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ Campus Macaé, foi apresentada durante o Painel Temático “Produção de Livro sobre Extensão Universitária”, mediado pela professora da instituição, Samantha Monteiro Martins, com participação das organizadoras da obra e professoras, Ana Eliza Port Lourenço e Leila Brito Bergold, também da UFRJ Campus Macaé, e da integrante da Comissão de Editores Científicos da Essentia, Paula Bastos, representando o IFFluminense.

Durante o evento, as participantes destacaram os temas abordados no livro, os obstáculos geralmente encontrados para a publicação de conteúdos relacionados à vivência da extensão universitária e fizeram reflexões sobre a importância da extensão no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES).

“Entre outros aspectos, foi destacado o potencial da atuação interdisciplinar para o êxito da ação extensionista em todas as suas dimensões, em especial no envolvimento discente e da comunidade, além da importância de que se produzam mais publicações que versam sobre as práticas extensionistas das IES”, ressalta Paula Bastos, acrescentando que o papel das editoras universitárias é fundamental nesse processo.

Na parte final, as participantes interagiram com o público do evento virtual, que enviou perguntas e comentários. Confira o lançamento no vídeo abaixo:

Sobre o livro – a publicação “Saberes e Experiências de Extensão em Promoção da Saúde” relata a experiência do PIPS durante os seis anos de sua trajetória, em um contexto de interiorização e expansão da UFRJ em Macaé. Fruto de uma construção coletiva, o livro traz estratégias educativas inovadoras e diferentes saberes em promoção de saúde e modos de fazer a extensão universitária, por meio de projetos que trabalharam diversas temáticas como alimentação saudável, aleitamento materno, arte e informação em saúde.

A obra está disponível para download gratuito no site da Essentia Editora e no repositório do IFFluminense.