Resgate

Livro sobre primeiro centenário de Campos será tema de mesa-redonda na Mostra de Extensão

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2019 10h25, última modificação 10/10/2023 12h57
A obra “Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos”, escrita originalmente em 1935, integra a Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora do IFF.
Livro sobre primeiro centenário de Campos dos Goytacazes será lançado na Mostra de Extensão

Uma das obras referenciais para a cidade de Campos dos Goytacazes será tema de mesa-redonda com os organizadores da publicação, como parte da programação da XI Mostra de Extensão, que reunirá o IFF, a Uenf, a UFF e a UFRRJ entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019. O livro “Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos” será debatido no dia 24 de outubro, às 18h, no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Participarão da mesa os professores que estiveram diretamente envolvidos no preparo da edição, de 2014: Gustavo Gomes Lopes e Maria Catharina Queiroz Prata (ambos do IFF) e Teresa Faria (Uenf).

Na obra, a cidade de Campos dos Goytacazes é apresentada para o leitor com riquíssimas referências sobre o desenvolvimento do município, dentre elas as questões sociais, políticas, econômicas, urbanísticas, oferecendo uma dimensão desse período que compreende na obra a criação da cidade, a administração pública e a cidade incipiente.

O título integra a Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora do IFF. De autoria de Horacio de Souza, a obra aborda o período histórico de 1835 a 1935 na região. “No aniversário de 110 anos da Educação Profissional, vale destacar que a publicação, de 1935, foi impressa à época pela Escola de Aprendizes e Artífices, que deu origem ao que atualmente é o Instituto Federal Fluminense, demonstrando o compromisso constante que a Educação Profissional e Tecnológica possui com a memória e a cultura regionais, estando sempre intrinsecamente relacionada com a territorialidade onde se insere”, destaca Paula Borges Bastos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia e editora assistente da Série Memórias Fluminenses.

A proposta é divulgar as obras produzidas pela Essentia Editora do IFF, no âmbito institucional e externo, além de promover a interação entre autor e os leitores. É um momento para troca de ideias e debate, de modo a enriquecer o conhecimento dos participantes sobre o tema. A editora publicou neste ano sete livros, sendo quatro frutos dos editais de apoio à publicação de livros impressos que o Instituto lança anualmente, abertos à comunidade. As obras estão disponíveis para download no site da Essentia Editora e também são distribuídas durante o lançamento.

Memórias Fluminenses: a Série faz parte do Programa Centros de Memória do IFF e tem como objetivo a publicação de livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do Instituto. Seus volumes normalmente mantêm a ortografia da época da primeira publicação e a transcrição do conteúdo do livro original, a fim de garantir ao leitor o acesso mais próximo possível de uma transcrição fiel ao texto original.

Acesse AQUI, na versão digital, o livro “Cyclo Aureo”.