Notícias

Inovação e Tecnologia

Maratona de inovação do IFF vai premiar ideias para desafios da região

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/07/2022 11h50, última modificação 31/08/2023 13h10
Inscrições para participantes e mentores estão abertas até 17 de agosto de 2022.
Maratona de inovação do IFF vai premiar ideias para desafios da região

O evento será online e gratuito (Arte adaptada: Programação Visual/IFF).

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) irá promover, em agosto, o HackIFF, um evento de inovação online e gratuito que vai buscar soluções para ajudar a potencializar o desenvolvimento das regiões que possuem campi do IFFluminense. As inscrições para a primeira edição do HackIFF já estão abertas.  

O HackIFF será um hackathon, formato de evento em que pessoas se reúnem para resolver desafios e prototipar ideias em um curto espaço de tempo. Nesta edição, os participantes irão criar soluções reais para desafios propostos por empresas e instituições do Norte Fluminense com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável nas regiões que possuem campi do IFFluminense. 

 Em um formato 100% online e gratuito, a maratona reunirá durante um final de semana, estudantes do IFF, ex-alunos, professores, universitários e a comunidade da região. As melhores soluções criadas serão premiadas. 

 A maratona irá acontecer nos dias 19, 20 e 21 de agosto. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site http://hackiff.com.br/.

 O HackIFF conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e parceria das empresas que lançaram os desafios: Águas do Paraíba, Porto do Açu, Saluber Rede de Saúde,  Sicoob Fluminense, Full Beard Coffee e Blitzar Digital Manufacturing.

 A maratona vai fomentar ações que promovam a inovação nos diversos campi do Instituto Federal Fluminense, promovendo a relação entre o IFF e a comunidade. A proposta é levar mais ciência, tecnologia e inovação para os institutos, além de contribuir com os territórios para atingirem as metas da Agenda 2030 da ONU, que propõe um pacto global em prol do desenvolvimento sustentável.

Como vai funcionar?

 Nesta maratona os participantes já podem entrar com um time formado ou conhecer outros inscritos no início do evento para compor um time. O evento vai acontecer dentro de uma plataforma de comunicação online que vai reunir todos os participantes.

 Para ajudar as equipes no desenvolvimento das ideias, a maratona irá utilizar metodologias ágeis aplicadas à gestão de projetos e produtos. O conteúdo será conduzido pela Panic Lobster, empresa especializada em gestão de maratonas online (hackathon), que já desenvolveu eventos como esse para a Nasa, Facebook, Microsoft, Grupo Boticário, Porto do Açu, Sebrae, entre outros. 

 A maratona será dividida em etapas que incluem a ideação, prototipagem e a apresentação da solução criada. Durante todo o processo, os times serão acompanhados por mentores de diversas áreas do conhecimento.

Quem pode participar?

 Estudantes, universitários, professores, comunidade e profissionais do mercado. Todos com espírito transformador que desejam propor soluções com impacto. Os interessados poderão se inscrever para resolver desafios ou atuar como mentor, auxiliando as equipes com seus conhecimentos. 

 Lives temáticas

 Na semana que antecede o HackIFF, os participantes poderão acompanhar lives com convidados das empresas que vão abordar os temas dos desafios. As lives acontecem entre os dias 15 e 17 de agosto e a programação está disponível no site oficial. 

Cronograma da maratona

 18/07/22 a 17/08/22: Inscrição de participantes e mentores

 15/08/22 a 17/08/22: Lives dos desafios

 15/08/22 a 19/08/22: Montagem dos times

 19/08/22 a 21/08/22: Hackathon online

 22/08/22 a 25/08/22: Avaliação dos projetos e votação dos jurados 

 31/08/22: Resultado dos vencedores

Inscrições: http://hackiff.com.br/


 

 Fonte: Panic Lobster 

 

  √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

  √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!