Cursos técnicos e graduação

Matrículas dos aprovados no Processo Seletivo e Vestibular 2020 começam nesta segunda (13)

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 13/01/2020 09h50, última modificação 31/08/2023 12h57
O período de matrículas termina nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, na maior parte dos campi do IFF.

Candidatos, fiquem atentos às datas e aos documentos necessários para fazer a matrícula.

Os candidatos aprovados para os cursos de graduação e os aprovados para os cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, por meio do Processo Seletivo e Vestibular 2020 – 1º Semestre, do Instituto Federal Fluminense, devem ficar atentos ao calendário e também à documentação necessária para fazer a matrícula.

Para os cursos superiores, as matriculas deverão ser feitas nesta semana, entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2020, no Registro Acadêmico do campus ofertante da vaga.

As matrículas dos candidatos aprovados em cursos técnicos nos Campi Avançados Cambuci, Maricá, São João da Barra, nos Campi Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e na Unidade de Formação de Cordeiro também deverão ser efetivadas entre 13 e 16 de janeiro.

A exceção é quanto aos cursos técnicos no IFF Cabo Frio, Campos Centro e Macaénesses campi, os candidatos aprovados deverão se matricular entre os dias 03 e 06 de fevereiro.

Documentos que devem ser apresentados no ato da matrícula

O estudante deverá apresentar original e cópia da documentação exigida no Edital N.º 133 (cursos técnicos) e no Edital N.º 134 (cursos superiores), de 19 de agosto de 2019, que regulamentam as seleções. A falta de apresentação de algum dos documentos impedirá a efetivação da matrícula.

Para se matricular em curso superior, o candidato aprovado deverá apresentar: carteira de identidade, CPF, certidão de registro civil de nascimento ou casamento, documento que comprove estar em dia com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos), título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), histórico escolar e certificado ou diploma de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente e uma foto 3x4 recente.

Candidatos convocados para ocupar vagas reservadas às cotas para cursos superiores devem apresentar também os documentos comprobatórios, como comprovação de ter estudado todo o ensino médio em escola pública e/ou comprovação de renda bruta mensal, além da declaração constante no Anexo XIII do Edital N.º 134/2019.

Já para efetivação da matrícula para curso técnico integrado, os documentos exigidos são: carteira de identidade, CPF, histórico escolar do ensino fundamental, certidão de registro civil de nascimento ou casamento, comprovante de quitação eleitoral e título de eleitor, para os candidatos maiores de 18 anos; uma foto 3x4 recente e documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos.

Os convocados para os cursos técnicos concomitantes deverão apresentar, no ato da matrícula, além de documentos pessoais, declaração original de matrícula no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio ou de curso equivalente no ano letivo de 2019 ou histórico escolar e certificado do Ensino Médio.

Já para matrícula para ingresso em cursos técnicos subsequentes serão exigidos, além dos documentos pessoais, histórico escolar e certificado de conclusão ou diploma do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou de curso equivalente, declaração de conclusão do Ensino Médio ou da equivalência de cursos concluídos no exterior, expedidos pelo Conselho Estadual de Educação, nos casos em que isto se fizer necessário.

Candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas às cotas nos cursos técnicos devem apresentar também a documentação comprobatória prevista pelo Edital N.º 133/2019: histórico escolar, comprovante de renda familiar e cópia do RG e CPF de cada membro da família, para as cotas 1 e 2 e PCD 1 e 2. Para as cotas 3 e 4 e PCD 3 e 4, os candidatos devem preencher a declaração constante no Anexo XI do edital.

Mais informações estão disponíveis na página de acompanhamento do Processo Seletivo e Vestibular 2020, no Portal de Seleções.