Covid-19

MEC quer ouvir alunos e professores do ensino superior sobre as substituições de aulas presenciais por remotas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/07/2020 14h16, última modificação 31/08/2023 12h59
A pesquisa estará disponível, online, até o 31 de julho de 2020.

Foram formulados questionários específicos para cada grupo (Foto: Banco de Imagens)

Alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

A pesquisa será realizada no período de 16 a 31 de julho de 2020. Foram formulados questionários específicos para cada grupo. Os estudantes dos cursos superiores do IFFluminense devem acessar a pesquisa AQUI. Já os docentes poderão acessar e responder ao questionário NESTE LINK.

A iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a organização social Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), é um desdobramento da publicação da Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19.

O objetivo é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC, com adaptações.