Notícias
Educação Profissional e Tecnológica
MEC seleciona projetos na área da sustentabilidade
Propostas deverão ser referendadas pelo reitor da instituição (Foto Gaia Schüler/MEC).
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), abriu inscrições para projetos desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na área da sustentabilidade.
A iniciativa visa selecionar propostas que poderão integrar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), mediante participação em evento preparatório. As instituições integrantes da Rede Federal contribuirão para as discussões da COP30, considerando sua influência e inserção nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação.
Pela chamada pública, poderão ser inscritos um ou mais projetos, de acordo com os critérios de avaliação dispostos no edital publicado na página do IFPE. A submissão das propostas deverá ser realizada pelo coordenador do projeto, por meio do formulário disponível aqui, de acordo com os modelos disponibilizados nos anexos I, III e IV, até o dia 24 de maio, contendo ações relacionadas a pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável.
Serão aceitas apenas propostas institucionais referendadas pelo/a dirigente máximo/a da instituição por meio de ofício, conforme modelo disponível no Anexo III do edital.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, Marcos Antonio Cruz Moreira, para ofício do reitor referendando a proposta, os coordenadores deverão encaminhar previamente em arquivo pdf os seguintes dados para o e-mail dppg.proppg@iff.edu.br:
-
Classificação nas áreas de Ensino, Pesquisa/Inovação, Extensão ou Gestão/Desenvolvimento Institucional;
-
Grande Área vinculada, conforme edital;
-
ODS Principal;
-
Coordenador;
-
Instituições parceiras, se houver;
-
Resumo com 250 palavras.
Sustentabilidade – A iniciativa busca fortalecer as ações sobre o tema, ao estimular as boas práticas de sustentabilidade nas instituições. Atualmente, a Rede Federal desenvolve diversos projetos que promovem a sustentabilidade, por meio da pesquisa e da inovação tecnológica.
COP30 – Pela primeira vez em sua história, o Brasil sediará a COP, em 2025, na cidade de Belém (PA), na região amazônica. A Amazônia é uma região crucial para a biodiversidade global e desempenha um papel vital na regulação do clima, sendo uma área de grande importância para as discussões sobre mudanças climáticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec