X Mostra de Extensão

Mesa-redonda debaterá o Desenvolvimento Social para Redução das Desigualdades

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/10/2018 12h47, última modificação 10/10/2023 12h51
A primeira mesa-redonda do evento será realizada no dia 17 de outubro, às 10h30min, no Centro de Convenções da Uenf.
Mesa-redonda debaterá o Desenvolvimento Social para Redução das Desigualdades

A mesa será composta por Cristianne Mendonça (Emater-RJ), Vanessa Henriques (Prefeitura de Campos e Carlos Humberto (Diáspora Black)

As ações de desenvolvimento social para a redução das desigualdades serão tema da primeira mesa-redonda da X Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e II UFRJ, no dia 17 de outubro, às 10h30min, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos-RJ.

Mediada pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira, a mesa contará com a participação do geógrafo e mestrando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, Carlos Humberto da Silva Filho, fundador da Start-up Diáspora Black. Criada em 2016, com o objetivo de combater o preconceito racial no setor de turismo, a Diáspora Black é uma plataforma de hospedagem, que oferece acomodações em mais de 70 cidades em 15 países, voltada para viajantes interessados em vivenciar e valorizar a cultura negra.

Também farão parte da mesa a assessora dos Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Vanessa Henriques; e a assistente social e coordenadora de Mercado Institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), Cristianne Pereira Mendonça.

Com pós-graduação em Gerência de Projetos Sociais, Cristianne abordará, em sua fala, o tema do Desenvolvimento Social para Redução das Desigualdades, tendo como base as Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e o funcionamento do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que articulam em uma mesma política o apoio à comercialização da agricultura familiar com ações de segurança alimentar e nutricional.

“Pretendo destacar o papel da Extensão Rural. Esses programas vêm promovendo mudanças no ambiente rural brasileiro, na participação rural no desenvolvimento do país, tendo como base a consolidação da agricultura familiar brasileira como ofertantes estratégicos de alimentos saudáveis e de qualidade”, ressalta Cristianne.

A X Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e II UFRRJ será realizada de 16 a 19 de outubro de 2018, no Centro de Convenções da Uenf. No dia 20 de outubro, uma Feira de Ciências será realizada no Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes/RJ. O evento integra a programação da XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Ciência Para Redução das Desigualdades”.

A programação completa está disponível no site do evento.