Pós-graduação

Mestrado Profept tem aula inaugural com lançamento de livro sobre Educação Profissional e Tecnológica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/08/2019 16h35, última modificação 31/08/2023 12h55
Alunos da 3.ª turma do Programa de Mestrado iniciaram suas atividades nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, na Reitoria do IFF.

Professora Giselle Rôças (IFRJ) falou sobre os desafios da pesquisa e pós-graduação nos Institutos Federais

A aula inaugural da terceira turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), ofertado em rede pelos Institutos Federais e que tem como um dos polos o Instituto Federal Fluminense (IFF), foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 21 de agosto, na Reitoria do Instituto. A programação contou com palestra sobre os desafios da pesquisa e pós-graduação e lançamento do livro “Temas em Educação Profissional e Tecnológica”, pela Essentia Editora.

Os estudantes receberam as boas vindas da diretora de Pós-graduação do IFF, Simone Vasconcelos, e do coordenador local do Profept, José Augusto Ferreira, que destacou o empenho dos candidatos ao passar por um concorrido processo seletivo. "Em todo o Brasil, foram mais de 40 mil candidatos inscritos. É uma caminhada difícil, que envolve muita dedicação, mas tenho certeza de que as pessoas que estão aqui são preparadas para tocar esse mestrado”, afirmou.

A aula magna, com o tema “A área de ensino na Capes e os desafios da Pesquisa e da Pós-graduação para os Institutos Federais”, foi ministrada pela professora Giselle Rôças, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Giselle apresentou um panorama do cenário atual na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dados relacionados à pesquisa e aos programas de pós-graduação no Brasil, que possui cerca de 200 mil pessoas envolvidas com a prática de pesquisa científica e tecnológica, de acordo com informações, de 2018, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Giselle destacou que um dos principais desafios dos Institutos Federais é ser reconhecido como polo de pesquisa por excelência, não só de pesquisa aplicada, mas também de base, além de entender e conhecer a própria rede para que ela seja mais fortalecida. “Que a gente consiga avançar no aumento de quantitativos de programas stricto sensu e também de grupos de pesquisa para poder conquistar os fomentos nas agências. Para isso, a gente precisa fazer esse caminho de se conhecer de fora, se reconhecer dentro e depois buscar esse fomento e esse reconhecimento”, pontuou.

Lançamento de livro – durante a aula inaugural, a Essentia Editora do IFFluminense lançou o livro "Temas em Educação Profissional e Tecnológica". Selecionado por meio de edital externo e organizado pelos professores do Profept, Francisco das Chagas Silva e Albino Oliveira Nunes, a publicação conta com 16 capítulos de docentes e mestrandos de vários polos do Programa de Mestrado, distribuídos nas regiões brasileiras.

Com base em pesquisas cujo eixo condutor é a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a coletânea tem o objetivo de contribuir para a ampliação dos debates acerca dessa modalidade de ensino que, apesar de sua expansão nos últimos dez anos, ainda necessita de mais estudos.

"É com muita alegria que lançamos esse livro, em primeira mão, na turma que está iniciando o mestrado Profept no IFF. Os temas que estão sendo tratados interessam a esse público e eles vão poder usufruir da publicação, que receberam impressa e também está disponível para download, na página da Essentia”, destaca Inez Barcellos, membro da Comissão de Editores Científicos da Editora, informando que um segundo lançamento do livro será realizado, em outubro, durante a XI Mostra de Extensão,  com a participação de um dos organizadores.

Acesse a publicação na página da Essentia Editora.