Mexicanos visitam o IFF para cooperação técnica

por admin publicado 22/08/2012 11h47, última modificação 31/08/2023 12h44
Delegação com representantes da Subsecretaría de Educación Media Superior, órgão vinculado à Secretaria de Educação Pública do México, estará no IFF nos dias 23 e 24 de agosto.

Eles vêm acompanhados de representantes do Ministério da Educação do Brasil (Mec) com o objetivo de firmar um acordo de cooperação técnica entre os dois países para o intercâmbio de experiências para a formação profissional e técnica nas áreas de pesca e aquicultura.

O IF Fluminense foi indicado pela Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/Mec por ser referência nas áreas de interesse. A delegação irá conhecer, in loco, os projetos do Instituto para, posteriormente, discutir o modelo desse acordo e as ações prioritárias.

“Sem dúvida, a vinda dessa delegação representa o reconhecimento do trabalho que a instituição vem desenvolvendo neste setor. Nossa expectativa é sempre a melhor em relação às ações que envolvem a cooperação internacional, não só por sua elevada importância, como também pela possibilidade de firmar novas parcerias”, explica o reitor do IF Fluminense, Luiz Augusto Caldas.

O diretor da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental do IFF (UPEA), Vicente de Paulo Santos de Oliveira, destaca que o Instituto foi o primeiro da Rede Federal a criar o Núcleo de Pesquisa Aplicada em Aqüicultura e Pesca, em 2007.

“Hoje existem 30 núcleos na Rede e colaboramos com a implantação de muitos deles, além do suporte a essa política nacional de formação humana na área de pesca e aquicultura, através de editais e avaliação de projetos. Esse intercâmbio com o México trará experiências novas para o Instituto”, destacou.

Entre os projetos que serão apresentados à delegação mexicana está o Rede CERTIFIC, implantado no IFF desde 2010, através do curso de “Operador de Beneficiamento de Pescado”, que já formou 60 pessoas em Campos, Farol de São Thomé, Ponta Grossa dos Fidalgos e Lagoa de Cima.

Neste ano de 2012, novas turmas estão sendo formadas no município de São Francisco de Itabapoana: na praia de Guaxindiba, 40 alunos já fazem o curso, que também será ministrado em Gargaú, Barra do Itabapoana e Lagoa Feia do Itabapoana.

A delegação também irá conhecer a estrutura que está sendo montada para o curso de “Operador Mantenedor de Equipamentos Eletrônicos de Embarcações de Pesca Artesanal” na Colônia de Pescadores de Atafona, em São João da Barra, em parceria com a LLX e a Fundação Pró-IFF. Nesta comunidade também é realizado o projeto Rede de Saberes, de alfabetização de pescadores.

O Instituto também desenvolve um projeto de pesquisa com os produtores rurais do município de Varre-Sai sobre criação de tilápias em tanques-rede e, ainda, o projeto “Quatro Lagoas”, que avalia a qualidade da água nas lagoas de Iquipari, Grussaí, Salgado e Açu, no município de São João da Barra, e sua relação com o pescado.

Programação: A comitiva será recebida pela equipe da Reitoria, na quinta-feira, 23 de agosto, às 08h, em Campos. Às 09h, eles seguem para São João da Barra onde visitarão a Colônia de Pesca Z-2/Escola de Pesca e Entreposto Pesqueiro de Atafona. Às 13h, irão ao Centro de Visitantes da LLX, no Açu, para conhecer o empreendimento e os canteiros de obras do Complexo Portuário do Açu. Às 17h, a delegação visita o Núcleo Avançado do IF Fluminense em São João da Barra.

No dia seguinte, 24 de agosto, a visita à Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) está marcada para as 09h, quando haverá, também, reunião com pescadores das Colônias. Às 14h, eles irão à Comunidade Pesqueira de Guaxindiba, no município de São Francisco de Itabapoana, para conhecer o Programa CERTIFIC Pesca.