Notícias

Ministro anuncia ampliação CVT's no Brasil

por admin publicado 17/08/2011 18h31, última modificação 31/08/2023 12h45
Seminário sobre Extensão Tecnológica reuniu deputados, representantes do governo e especialistas para debater novas tecnologias e formar mão de obra qualificada.

     O Pró-Reitor de Extensão do IF Fluminense, Eugênio Naegele, participou do Seminário sobre a Extensão Tecnológica no Brasil, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, em Brasília, no último dia 16.

     Durante o evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, anunciou a ampliação nacional dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) com laboratórios de formação em diversas áreas.  Foi debatida a importância de levar o conhecimento gerado nos laboratórios para o dia a dia das empresas e dos trabalhadores.

     De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, os CVT’s irão atuar em conjunto com os Institutos Federais, através da formação inicial continuada. 

     “Essa forma é muito interessante e vai fazer com que a gente possa, dentro de um dos nossos níveis de ensino, ampliar e levar esses CVT’S a municípios pequenos para dar a formação profissional que essas comunidades precisam”, lembrou o Pró-Reitor. 

     O Ministro Aloizio Mercadante ainda divulgou os programas do Governo para superar o déficit de engenheiros, tecnólogos e trabalhadores especializados no Brasil. Destacou os investimentos para pesquisas, as bolsas de estudo no Brasil e no exterior e a criação da empresa brasileira de pesquisas Industriais, a EMBRAPI.

     O Deputado Ariosto Holanda PSB-CE, grande incentivador das causas ligadas à tecnologia e extensão, propôs que cada Instituto Federal receba três CVT’s em seu entorno, ampliando a possibilidade de ensino para a população que não têm mais tempo de ir para a escola, e para as micro e pequenas empresas.

     Confira a cobertura da TV Câmara aqui.