Notícias

Tecnologia

Navegação segura: por uma internet melhor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/03/2023 21h59, última modificação 31/08/2023 13h15
A Campanha da Segurança da Informação no IFF traz como tema do mês de março a Navegação Segura. Confira dicas essenciais para uma internet melhor.
Navegação segura: por uma internet melhor

Pequenas ações são essenciais para se manter seguro na internet (Arte: Bruno Leite/IFF).

 A Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do IFF (DGTI) promove uma campanha voltada para a Segurança da Informação no Instituto, trazendo um tema específico a cada mês. O objetivo é agir pró-ativamente, conscientizando as pessoas sobre as ameaças e as melhores práticas para minimizar os riscos ao utilizar recursos computacionais. 

 Neste mês de março, vamos falar sobre Navegação Segura:

Software pirata e origem desconhecida

 

Figura 1: Não confie em estranhos, inclusive na internet

 Evite acessar sites de origem duvidosa, com conteúdo que infringe leis de direitos autorais, que possuem acervo de aplicativos ou outras mídias não originais. Aplicativos, vídeos e outros conteúdos piratas invariavelmente são formas de pessoas mal intencionadas propagarem vírus e ransomwares - um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém arquivos pessoais da própria vítima e cobra resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos.

Sites confiáveis

 Mas como saber se um site é seguro? Existem ferramentas gratuitas que fazem uma varredura de sites, e retornam um indicativo se o mesmo é realmente seguro ou se apresenta uma potencial ameaça. Como exemplo, podemos citar o site da SSLTrust.

                      

Figura 2: Checagem de sites SSLTrust

Certificados SSL

 Certificados SSL são a forma que servidores WEB e navegadores utilizam para criptografar todos os dados transmitidos no momento que você acessa um site, e também confirmar que o mesmo é legítimo. Por exemplo, o certificado SSL de suap.iff.edu.br garante que você está acessando o Suap do IFF legítimo.

 Evite digitar dados pessoais, efetuar cadastros, e principalmente digitar dados bancários em sites sem o cadeado SSL ativo. Para verificar se um site possui este certificado ativo, basta observar a barra de endereços de seu navegador, no canto superior esquerdo, ao lado do endereço do site acessado. Caso um cadeado esteja aparecendo, é sinal que tudo está ok, e este site possui um certificado SSL ativo e válido.

                     

Figura 3: Cadeado SSL. Fonte: https://www.makeuseof.com/

Verificação de duas etapas

 

Figura 4: Verificação de duas etapas

 Uma forma de adicionar uma camada de proteção a mais em suas contas, sejam institucionais ou não, é utilizar a verificação de duas etapas. Com este recurso ativo, além da senha, você precisará de mais uma autenticação para acessar a sua conta. Esta verificação pode ser um SMS, mensagem por whatsapp, Token gerado por algum aplicativo, etc. Nosso webmail possui este recurso, que pode ser ativado dentro da opção Configurações -> Verificação de duas etapas, ou clicando aqui. 


Saiba Mais: 

Tema 1: Segurança da informação no IFF: seu e-mail mais seguro



√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!