Nova diretoria do Conif toma posse em Brasília

por admin publicado 14/02/2014 16h45, última modificação 31/08/2023 12h47
Ministro, parlamentares e gestores dos IFs prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria do Conif. O reitor Luiz Augusto assumiu a presidência do Conselho.

O reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, tomou posse como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), para o mandato de 2014, em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília-DF, no dia 12 de fevereiro de 2014. O momento marca mais uma etapa em sua trajetória de trabalho em prol do desenvolvimento e da valorização da educação profissional no Brasil.

“O futuro que se desenha exige cada vez mais olhares, reflexões e ações decisivas em nome da vitória de um projeto consistente de educação profissional e, nesse sentido, não há lugar para o que não seja um pensamento que traduza unidade. Com esse pensamento é que aceitamos o desafio para compor a diretoria do Conif”, disse Luiz Augusto em seu discurso.

Luiz em discurso no Conif 2014

Ao lado do ministro da Educação, Luiz faz seu discurso de posse.

O Conif representa todos os Institutos Federais e promove a interlocução com o Ministério da Educação na promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica. Em seu discurso, Luiz Augusto reforçou o papel e a responsabilidade do Conselho.

“Defendemos um Conselho com a garantia de um lugar na formulação e gestão de políticas públicas para a educação profissional e tecnológica; um lugar na discussão e implantação de programas propostos pelo MEC; e defendemos a presença do Conif em permanente diálogo com os Ministérios que promovem medidas em favor da melhoria de vida dos brasileiros”, discursou.

Presente na solenidade, o ministro da Educação, José Henrique Paim, enfatizou o compromisso do MEC com os reitores dos IFs para a expansão e consolidação da Rede. “Assim como eu assumo o compromisso desse Ministério também quero que vocês (reitores) assumam a responsabilidade da construção dos 208 novos campi prevista para este ano”, disse. Paim anunciou, ainda, que com a saída de Marco Antonio de Oliveira da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – que vai para a Casa Civil –, Aléssio Trindade – diretor de Desenvolvimento da Rede Federal - será o novo secretário, entretanto, não confirmou quando a mudança irá ocorrer. Aléssio e Marco Antonio também participaram da cerimônia compondo a mesa de abertura.

O reitor do IF Minas Gerais, Caio Mário Bueno Silva, que encerrou o mandato a frente do Conif, homenageou Luiz Augusto em seu discurso. “Tenho grande alegria de ser sucedido por ele, que é o mais conceituado de todos nós. Luiz foi quem mais contribuiu para o desenho da Rede e dos IFs. A educação profissional está mudando a condição de cada um dos brasileiros, há muito o que fazer, mas estamos no caminho certo”, finalizou.

Integram a nova diretoria, além de Luiz Augusto como presidente, Belchior Rocha, vice-presidente; Paulo Rogério Guimarães, diretor administrativo; e José Bispo, diretor financeiro.

A cerimônia foi marcada pela presença de parlamentares, reitores, gestores e servidores da Rede. Do IFF, estiveram em Brasília para prestigiar Luiz Augusto, pró-reitores, diretores de campi e gestores do Instituto.

Luiz com gestores do IFF na posse da diretoria do Conif 2014

Gestores do IFF prestigiaram a posse da nova diretoria do Conif.

Veja o álbum de fotos AQUI.

IFF nas redes:

Twitter: @iffluminense