Essentia Editora

Nova edição da Revista Vértices aborda a Pesquisa em Educação Profissional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/09/2022 09h15, última modificação 31/08/2023 13h12
O dossiê temático, composto por artigos de autores oriundos de diferentes instituições de ensino, faz parte das comemorações pelos 25 anos da revista da Essentia Editora do IFFluminense.
Nova edição da Revista Vértices aborda a Pesquisa em Educação Profissional

O periódico científico está disponível para ser acessado gratuitamente em dispositivos eletrônicos (Imagem: Divulgação Essentia Editora/IFF)

A nova edição da Vértices, v. 24, n. 2, 2022, que marca os 25 anos da revista organizada, editada e publicada pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF), traz o dossiê temático “A pesquisa em Educação Profissional (EP): temas, abordagens e fontes”, composto por 25 artigos, 60 autores de 18 diferentes instituições de ensino que passaram por cerca de 80 avaliadores.

A proposta desse dossiê foi apresentada no Edital Nº 37/2021 pelos organizadores, os professores Francisco das Chagas Silva Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Leonardo Leônidas de Brito, do Colégio Pedro II, e Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Pará (IFPA), que aceitaram o desafio de organizar uma edição comemorativa do aniversário da Revista Vértices.

"O conteúdo dessa edição do periódico científico traz estudos realizados no contexto da Educação Profissional, de pesquisas originadas em várias instituições da Rede Federal. Trata-se de rico material, com importante potencial para utilização por estudantes, pesquisadores, professores e leitores em geral, considerando as diversas abordagens teóricas e metodológicas propostas", destaca a editora assistente da Revista Vértices da Essentia Editora, Inez Barcellos de Andrade.

Nas palavras dos organizadores do dossiê, no editorial que apresenta o número, está descrita sua organização em "três eixos: 1- artigos que tratam da história e da memória da EPT; 2- artigos que abordam o currículo nas suas mais diversas facetas; e 3- artigos que tratam de inclusão e alguns temas sensíveis, presentes na sociedade contemporânea e que urgem serem discutidos nas instituições escolares como um todo e nas de EPT, em particular, haja vista o compromisso dessa modalidade formar sujeitos emancipados e que pensem e ajam para além do mercado de trabalho".

A publicação está disponível para acesso e leitura no site da Essentia Editora

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!