Novidade

Novo Portal da Tecnologia da Informação e Comunicação já está no ar

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/05/2018 15h07, última modificação 31/08/2023 12h49
Página reúne em um único lugar todas as informações relevantes e específicas de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFF.
Novo Portal da Tecnologia da Informação e Comunicação já está no ar

O novo Portal da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal Fluminense já está disponível para acesso, no endereço eletrônico http://portal1.iff.edu.br/tic/.

Segundo o diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Ronaldo Amaral, o intuito principal do Portal da Tecnologia da Informação é "agregar em um único lugar todas as informações relevantes e inerentes de TIC do Instituto, tais como dados sobre as equipes, serviços de TIC e seus guias e tutoriais, colegiados de TI, processos de compras, etc., e disponibilizá-las de forma que a comunidade do Instituto as encontre facilmente".

O projeto para a criação do novo portal começou a ser implementado em outubro de 2016 pelo Escritório de Governança e Projetos de TI a partir do desenvolvimento do Catálogo de Serviços. Desde então, notou-se a necessidade de uma página que reunisse mais informações dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação dos campi, para melhor auxiliar os usuários.

De acordo com Anderson Sales, coordenador do Escritório de Governança e Projetos de TI, o portal visa ainda "atender os princípios inerentes à Governança de TIC, especialmente os contemplados no Guia de Governança do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), dentre os quais é possível apontar: Foco nas Partes Interessadas, TIC como Ativo Estratégico, Gestão por Resultados, Transparência, Prestação de Contas e Responsabilização e Conformidade", disse.

Entre as áreas mais importantes do Portal da TIC, destacam-se:

- Na área Catálogo de Serviços de TIC, é possível consultar todos os serviços providos pelas equipes de TI do instituto, em quais campi são ofertados, os responsáveis pelos serviços, dentre outras informações;

- Em Portfólio de Projetos de TIC, o usuário pode conferir os projetos solicitados pelas áreas demandantes que estão em andamento e suas informações, como estado e prioridade, além dos que já foram desenvolvidos desde 2016;

- Já a aba Perguntas Frequentes reúne informações sobre algumas solicitações de suporte mais recebidas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, acompanhadas de manuais de instrução para auxiliar os usuários nos procedimentos necessários, bem como a metodologia do processo de compra de materiais de TI;

- Também é possível conferir os Quadros Informativos de servidores de TI, despesas com materiais e serviços no Instituto Federal Fluminense e informações sobre a infraestrutura de TI nos campi na aba Acesso à Informação;

"O objetivo é publicizar as informações da forma mais clara possível. Estamos constantemente atualizando os dados para melhor atender nossos usuários", finalizou Anderson.