Novos Prazos do edital Proext 2016

por admin publicado 22/04/2015 15h50, última modificação 31/08/2023 12h46
Os prazos para participação no Programa de Apoio à Extensão Universitária foram alterados. Proex orienta servidores do IFF interessados.

O Edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), juntamente a outros ministérios, que visa, entre outros objetivos, à convocação de instituições federais, estaduais, municipais e comunitárias de ensino superior para desenvolverem programas e projetos vinculados à extensão universitária.

Cada instituição de ensino superior (IES) poderá inscrever projeto e programa em até 20 linhas temáticas pelo edital, como Cultura e Arte,  Promoção da Saúde e Meio Ambiente e Recursos Naturais. As propostas que forem contempladas receberão financiamento em dinheiro para desenvolverem os trabalhos e participarão do Encontro Nacional do Proext, em Brasília, no segundo semestre de 2016.

O prazo para os coordenadores do IFFluminense enviarem suas propostas pelo sistema, conforme o Edital, é até o dia 04 de maio de 2015 (Alteração do cronograma). A Pró-reitoria de Extensão terá até o dia 08 de maio para aprovar os projetos e fazer o encaminhamento ao Ministério da Educação.

No ano passado, o IFFluminense enviou sete projetos, dos quais três foram selecionados para recebimento do recurso. “Tenho certeza de que a qualidade dos projetos já apresentados em nosso edital interno indica as grandes possibilidades que temos em sermos selecionados no edital Proext 2016. Para isso, precisamos da mobilização dos servidores no sentido de incentivar e apoiar as propostas”, destaca Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFFluminense.

Orientações aos servidores do IFFluminense

• O(A) coordenador(a) da proposta tem que ser servidor ativo (docente), com titularidade mínima de mestrado;
  • é necessário que a proposta tenha relação com algum curso de graduação, já que esse edital é proveniente da Sesu. A proposta deve ser realizada em formulário on-line, conforme orientações do Edital;
  • Cada coordenador deve efetuar seu cadastro, que deverá ser ativado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Só após a ativação é que o servidor terá acesso ao formulário;

Atenção 1: as propostas NÃO são ser enviadas diretamente pelo coordenador, mas sim pela Proex. O coordenador lança a proposta no formulário (e salva) e a Proex a envia.

Atenção 2: como há limite de propostas por área temática (de acordo com o Edital), caso haja excesso de proposta em alguma área temática, será estabelecida, como critério de seleção para envio ao MEC, a seguinte indicação: prioridade para as propostas que apresentarem: a) carta de anuência (do município, órgão ou comunidade atendida), conforme indicação do item 2.19; b) vinculação das atividades de extensão com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), conforme indicação do item 2.11.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 27/03/2015, republicada 22/04/15 e editada em 27/04/15)

— registrado em: