Dia Internacional

Nugedis do IFF realizam um dia de lives no Instagram pelo Combate à Homofobia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2021 15h00, última modificação 31/08/2023 13h02
Evento é promovido pelos Núcleos de Estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) do IFFluminense, por meio da Coordenação de Políticas Culturais.
Nugedis do IFF realizam um dia de lives no Instagram pelo Combate à Homofobia

De hora em hora, diversos temas serão debatidos online, pelos Nugedis dos campi do IFF (Arte: Lionel Mota).

Os Núcleos de Estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Políticas Culturais, promovem um grande movimento intitulado "Dia Internacional de Combate à Homofobia". Ao longo do dia 17 de maio, eles farão lives no Instagram, em cada uma de suas contas, e de hora em hora, começando às 10h, com a última prevista para às 21h. Os temas serão variados.

De acordo com a organização, o evento tem o objetivo de conscientizar, informar e construir um diálogo saudável, abordando temas relacionados à rejeição, ao medo, ao preconceito, à discriminação, à aversão ou ao ódio, sob a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades, da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos.

O dia 17 de maio é histórico para o movimento LGBTQI+, pois foi quando, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia (Fonte: Biblioteca Nacional).

Programação:

HorárioTema do debateTransmissão
10h Romper silêncios: a voz e histórias lésbicas como luta contra a homofobia @nugedis.iffpadua
11h Direitos e garantias fundamentais das transexuais e travestis @nugedis_marica
13h Escola sem homofobia @nugedis_quissama
14h Entre vistas e cegueiras: sexualidades em (dis)cursos @nugedis.neabi.cabofrio
15h O que será, que será da luta contra a LGBTQi+fobia na escola? @nugedis.bj
16h Nutrição e Saúde Mental - os desafios das pressões estéticas na comunidade LGBTQI+ @nugedis_cambuci
17h A construção de um corpo homossexual numa heterossexualidade compulsória: experiências e cuidados de si @nugedis_itaperuna
18h A mãe sempre sabe? @nugedis.iff.cen
19h  Um arco-íris resplandece no IFFluminense! @nugedisiff
20h A importância do acolhimento familiar na luta contra a LGBTfobia @nugedis.iff.sjb