Núcleo de Sustentabilidade

Nusiff promove 1º Seminário de Sustentabilidade 2022

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2022 14h03, última modificação 31/08/2023 13h12
O evento será realizado no dia 28 de setembro, às 15h, com transmissão pelo canal IFFTube.
Nusiff promove 1º Seminário de Sustentabilidade 2022

Neste ano de 2022, o Núcleo de Sustentabilidade do IFF (Nusiff) abre a temporada do seminário de sustentabilidade tendo no primeiro encontro o tema “Direitos humanos: Perspectiva social, cultural e histórica". O primeiro encontro promovido pelo Nusiff faz parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022. O evento será realizado no dia 28 de setembro de 2022, às 15h, com transmissão pelo canal IFFTube.

O seminário será mediado por Thaís Correa Borges de Almeida, membro do Nusiff, e contará com a participação do Corregedor Geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Ricardo Ribeiro Martins, e do professor, coordenador da pós-graduação e responsável pelo setor de Empreendedorismo e Inovação do Campus Itaboraí, Anderson dos Santos Vidal.

"Neste primeiro encontro será abordado o tema direitos humanos que, assim como outros temas no Brasil, vem sendo alvo de polarização nos últimos anos por grupos que buscam obter algum tipo de vantagem, seja por meio de críticas infundadas ou por meio de uma defesa oportunista e seletiva. Tais direitos, no entanto, extrapolam em muito os clichês que quase monopolizam o seu debate. Trata-se de uma conquista civilizatória, onde o Estado tem o seu poder limitado frente ao cidadão, independente da sua religiosidade, etnia, sexualidade ou lado político. Todos nós, sem exceção, somos destinatários finais deste necessário mecanismo de proteção ante ao autoritarismo governamental", destaca  Anderson Vidal.

O professor complementa: "Sobre tais reflexões, tenho profundo orgulho de dividir o diálogo com figura tão ilustre como o Dr. Ricardo Martins, atual Corregedor Geral do Ministério Público do RJ, com vasta experiência, inclusive, no departamento dos direitos humanos".

Os temas que serão apresentados nos encontros do seminário estarão atrelados aos cursos apresentados para o PDP-2022 para a formação do corpo de servidores do Instituto Federal Fluminense, e a divulgação desses cursos será feita nos dias dos encontros.

Agenda dos Seminários de Sustentabilidade em 2022:

28 setembro - "Direitos humanos e sustentabilidade"

27 de outubro - "Sustentabilidade na administração pública e Desenvolvimento social e ambiental"

23 de novembro - "Práticas de consumo consciente e materiais verdes"

Currículo resumido do professor convidado - Ricardo Ribeiro Martins é Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Turma de 1984. Membro do Ministério Público desde 1986.  Procurador de Justiça titular da 2ª Procuradoria de Justiça da 4ª Câmara Criminal do TJRJ. Corregedor Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).  Ex-subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos do MPRJ. Professor assistente de Direito Penal da Universidade Cândido Mendes - Campus Ipanema. Professor de Direito Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Direito Penal da Escola de Direito da Amperj.  Professor de Direito Penal da Escola de Magistratura do TJRJ.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!