Notícias

Núcleo de Sustentabilidade do IFF

Nusiff promove 3º Seminário de Sustentabilidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2021 10h54, última modificação 10/10/2023 13h09
O evento será realizado no dia 19 de outubro, às 15h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube.
Nusiff promove 3º Encontro do Seminário de Sustentabilidade do IFF

Arte: Divulgação/IFF


 O terceiro encontro promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade do IFFluminense (Nusiff) faz parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2021. Agora com a temática Empresas do Porto do Açu e suas ações de sustentabilidade", o evento será realizado no dia 19 de outubro de 2021, às 15h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube.

 O seminário será mediado por Mônica Chagas, membro do Nusiff representante do Campus Campos Centro, e contará com a participação do gerente-geral de Sustentabilidade na empresa Gás Natural Açu, João Teixeira, e do coordenador de Meio Ambiente do Porto do Açu Operações Portuárias S.A., Daniel Ferreira do Nascimento.

 O coordenador do Nusiff do IFF, Valdeir de Souza, comenta que, alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta que partiu do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, acompanha a intenção formativa e informativa do Núcleo. “O terceiro encontro traz a oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer as empresas do Porto do Açu, como a Gás Natural Açu (GNA) e a Porto do Açu Operações Portuárias S.A., além de abrir debates sobre as ações que estas vêm implementando na área de sustentabilidade para a diminuição dos impactos ambientais”, completa o coordenador.

 O 1° Seminário de Sustentabilidade promovido pelo Núcleo foi realizado no dia 24 de agosto, com o tema "ONU, Sustentabilidade e IFF", já o segundo encontro, com a temática "Metodologia GRI para Relatos de Sustentabilidade e sua relevância para instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão", foi realizado no dia 21 de setembro. Além destes, outros seminários já estão previstos para o decorrer do ano de 2021, tratando temas como experiências exitosas em programas de sustentabilidade, ONU, entre outros, contando com a participação de representantes de instituições externas.

Núcleo de Sustentabilidade: foi instituído pela Portaria N.º 1135, de 23 de agosto de 2018 e regulamentado pela Portaria N.º 931 de 14 de junho de 2019 (atualizada pela Portaria N.º 109, de 26 de fevereiro de 2021), com o objetivo de propor e implementar ações de sustentabilidade que sejam transformadas em boas práticas da gestão pública de modo a garantir o uso eficiente dos recursos, reduzindo o impacto ambiental e servindo como base para as tomadas de decisões da gestão


 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!