Notícias

Núcleo de Sustentabilidade

Nusiff promove 5º Seminário de Sustentabilidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/12/2021 09h50, última modificação 31/08/2023 13h07
O evento será realizado no dia 07 de dezembro, às 10h, com transmissão pelo canal do IFF no YouTube, o IFFTube.
Nusiff promove 5º Seminário de Sustentabilidade

Arte: Programação Visual

 O quinto encontro promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade do IFFluminense (Nusiff) faz parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2021. Agora, com a temática "Núcleo de Gestão e Educação Ambiental do IFFarroupilha - Campus Alegrete (Nugea-AL): experiências e desafios", o evento será realizado no dia 07 de dezembro de 2021, às 10h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube.

 O seminário será mediado por Frederico Augusto Ramos, membro do Nusiff, e contará com a participação dos membros do Nugea-AL, Ana Claudia Bentancor Araujo, Lauren Morais da Silva, Luiza Siede Kuck e Maria Laura Lacava Lordello.

 O coordenador do Nusiff, Valdeir de Souza, afirma a importância do evento para a discussão sobre sustentabilidade, "cumprindo a proposta do Núcleo de abrir um espaço para ajudar a informar e formar a comunidade acadêmica a respeito desse tema tão importante". Valdeir completa dizendo que agora, para encerrar os eventos, haverá a participação de colegas do IFFar. "Eles vêm contribuir com as suas experiências para uma grande troca de vivências conosco”.

 O professor de física do Campus Quissamã e membro do Nusiff, Frederico Augusto Ramos, conta que “os integrantes do Nugea-AL foram muito solícitos e, em uma reunião de apresentação, nós ficamos empolgados com os projetos que eles realizam". Frederico finaliza: "isso é construtivo porque buscamos o contato de um Instituto Federal que já desenvolva ações relacionadas aos temas meio ambiente e sustentabilidade. Assim, acreditamos que esse seminário será muito importante para nos inspirar a idealizar e concretizar atividades que busquem uma melhor convivência ambiental, social, econômica e cultural dentro e fora do IFF”. 

 Os representantes do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental lembram, também, considerando a importância de experiências sobre meio ambiente entre os Institutos Federais, o que escreve o ecólogo, Eugene P. Odum (1975) em “A Bridge Between Science and Society”: "podemos respirar, beber e comer com conforto porque milhões de organismos e centenas de processos naturais estão operando para manter um ambiente habitável, mas tendemos a considerar os serviços da natureza garantidos porque não pagamos pela maioria deles”. O grupo do Nugea-AL reitera que "é preciso rever nosso modo de vida. É preciso voltar a integrar-se com nosso planeta, não explorando-o, mas 'com-vivendo' da melhor e mais sustentável forma possível. Para isso, é preciso nos vermos como iguais e nos apoiarmos pelas causas justas.” 

  Valdeir relembra os eventos já realizados: "no decorrer do ano, tivemos a possibilidade de contar com a participação de um representante da Unesco, de uma profissional que nos apresentou a metodologia do Global Reporting Initiative (GRI), de profissionais do Porto do Açu e do diretor de ONG que trouxe informações atualizadíssimas da COP26". O coordenador do Nusiff afirma que o 5º encontro é o último evento deste seminário no ano de 2021. "Mas o grupo de capacitação do Nusiff já lançou no PDP 2022 a continuidade dessas ações para que possamos juntos, como comunidade, continuar tratando essa temática", destaca. 

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!