Núcleo de Sustentabilidade

Seminário abordará Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioambiental

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2022 09h00, última modificação 10/10/2023 13h16
O evento será no dia 26 de outubro, às 15h, com transmissão pelo canal IFFTube.
Seminário abordará Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioambiental

Os encontros fazem parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022 (Arte: Programação Visual/IFF)

O Núcleo de Sustentabilidade do IFF (Nusiff), dando continuidade à série de seminários, realizará o segundo do ano de 2022, com o tema “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioambiental". O evento será no dia 26 de outubro, às 15h, com transmissão pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube.

Os convidados para este encontro abordarão a temática que trata tanto da preservação do meio ambiente, ou seja, do equilíbrio dessa ação em consonância com a qualidade de vida, quanto as práticas individuais e coletivas que, tomadas em benefício de toda a sociedade, têm como objetivo a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico.

O seminário será mediado por Frederico Augusto Ramos, professor de Física do IFFluminense Campus Quissamã, mestre em Ensino de Física, e contará com a participação do diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, e da convidada, a professora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Regina Kawamura.

Os encontros fazem parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022. Os temas que estão sendo apresentados nesta série de eventos estão atrelados aos cursos apresentados para o PDP-2022 para a formação do corpo de servidores do Instituto Federal Fluminense.

Além dos assuntos apresentados, o evento também trará a divulgação de mais dois cursos para os servidores do IFF. Um deles é intitulado "Sustentabilidade na Administração Pública", disponibilizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o outro é o curso "Desenvolvimento Socioambiental", que será oferecido pela Escola de Formação do IFFluminense.

O próximo Seminário de Sustentabilidade previsto para este ano deve ser realizado no dia 23 de novembro, e abordará as "Práticas de consumo consciente e materiais verdes".

Currículos resumidos

Maria Regina Kawamura

Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), com Mestrado (1979) e Doutorado (1986) em Física pela Universidade de São Paulo. É docente dessa universidade desde 1986, atuando também junto à Pós-graduação Interunidades de Ensino de Ciências da USP. Desenvolve atividades voltadas para a educação científica, em Ensino de Física em múltiplos níveis, com ênfase em pesquisas sobre diferentes dimensões do conhecimento científico curricular.

Vicente de Paulo Santos de Oliveira

É professor titular do Instituto Federal Fluminense e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Foi diretor da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) e a credenciou  junto a Embrapii quando passou a se denominar Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense (PICG). Foi pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense. Atualmente é diretor-geral do Campus Itaboraí, atua como professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT) e do Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para o Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro).

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Seminário de Sustentabilidade realizado pelo Nusiff:

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!