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Ouvidoria do IFF: perguntas e respostas para conhecer melhor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/09/2025 15h33, última modificação 02/09/2025 15h45
Colaboradores: Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Entenda o papel da Ouvidoria e saiba como fazer sugestões, elogios, denúncias ou reclamações.
Ouvidoria do IFF: perguntas e respostas para conhecer melhor

A Ouvidoria atua como mediadora entre o cidadão e a instituição (Arte: Lionel Mota/IFF)

 Você já ouviu falar na Ouvidoria do IFF? Esse é um canal oficial de diálogo entre os cidadãos e a instituição. A ideia é simples: aproximar, ouvir, encaminhar e ajudar a melhorar os serviços públicos prestados pelo Instituto.

 Para facilitar, reunimos aqui as principais dúvidas em formato de perguntas e respostas:

1. Quem pode procurar a Ouvidoria do IFF?

 Qualquer cidadão pode apresentar sua manifestação.

2. Que tipos de manifestações são recebidas?

 A Ouvidoria acolhe diferentes formas de manifestação, como: sugestões de melhorias, elogios, reclamações sobre falhas administrativas ou de serviço,  denúncias de irregularidades, assédio e discriminação, entre outros. Na Página da Ouvidoria estão listados todos os tipos de manifestação.  Acesse em iff.edu.br/comunidade/ouvidoria.

3. Em quanto tempo recebo a resposta?

 Ao protocolar uma manifestação na Plataforma Fala.Br, escolhendo o IFF como destino, é fornecido ao usuário um número de protocolo que lhe permitirá acompanhar o andamento da manifestação. A resposta deverá ser encaminhada pela Ouvidoria em até 30 dias, prorrogáveis por igual período. Já os pedidos de acesso à informação têm o prazo de até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias.

4. Preciso me identificar?

 Sim. Para registrar uma manifestação é necessário fazer login com conta Gov.br. Todas as manifestações são tratadas com ética, seriedade e respeito, sendo garantido o sigilo das informações das vítimas e denunciantes nos casos de denúncia.

 Importante: o manifestante pode optar por fazer denúncias de forma anônima, mas nesse caso o Fala.Br não o notificará a respeito do andamento do protocolo. 

5. O que não pode faltar na manifestação?

 As manifestações devem ser claras e objetivas. Nos casos de denúncias,  é importante que sejam informadas as ilegalidades ou irregularidades cometidas no âmbito institucional ou pelo servidor, indicando o local do fato, se houve testemunhas e o autor. Quanto mais informações, melhor.

6. Como a Ouvidoria pode me ajudar?

 Ela atua como mediadora entre o cidadão e a instituição, ajudando a esclarecer dúvidas, orientar sobre direitos e encaminhar sua manifestação para a área responsável. 

7. Onde mais posso tirar dúvidas sobre o IFF?

 No Portal do IFF, nas redes sociais e nos telefones oficiais.

 A ouvidora Nayara Francisco destaca que o canal oficial para recebimento de manifestações pela Ouvidoria do IFF é a plataforma Fala.Br. “Em caso de dúvidas sobre protocolo, fluxo e encaminhamento de denúncias é possível realizar atendimento presencial. Basta enviar e-mail para ouvidoria@iff.edu.br solicitando o agendamento”.