Parceria com Universidade da Espanha

por admin publicado 19/08/2015 18h55, última modificação 31/08/2023 12h44
IFFluminense e Universidade de Valladolid da Espanha assinam colaboração técnico-científica. Convênio vai beneficiar servidores e estudantes de diversos cursos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) e a Universidade de Valladolid da Espanha assinaram convênio de cooperação interinstitucional para realização de atividades técnico-científicas envolvendo alunos e servidores.

A assinatura do documento foi realizada no dia 11 de agosto, no campus Itaperuna, com as presenças do professor da Universidade de Valladolid, Luis Manuel Navas; do reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira da Silva; da diretora do campus Itaperuna, Michelle Freitas; e do professor do campus, Adriano Henrique Ferrarez.

O convênio vai beneficiar pesquisadores, corpo docente, corpo administrativo e estudantes dos Cursos de Licenciatura, Bacharelado, Tecnólogo, Educação a Distância e Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, realização conjunta de publicações técnico-científicas, organização de colóquios internacionais por meio de videoconferência, entre outros.

“O convênio abre possibilidades para diversas ações. Inicialmente, estamos desenvolvendo um plano de trabalho que envolve o Mestrado em Engenharia Ambiental com a proposta de um colóquio internacional por meio de videoconferência. A ideia é que pesquisadores de ambas instituições apresentem seus projetos de pesquisa com temas correlatos”, explica José Augusto.

Para o professor Adriano Ferrarez, responsável pelo estreitamento da relação entre as duas instituições, a parceria permitirá possibilidades para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão em diversas ações, tais como “oferta de disciplinas e cursos de aperfeiçoamento elaborados por servidores das duas instituições por meio de plataformas de tecnologias da informação e do ensino a distância; produção de projetos; parceria entre os programas de pós-graduação; troca de experiências para a consolidação do Polo de Inovação do IFF uma vez que a UVa possui vários centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação; além de intercâmbio envolvendo os cursos ligados às áreas de humanidades e artes”.

Adriano ressalta, ainda, as oportunidades para os professores e estudantes do Centro de Línguas do IFFluminense (Celiff) no contato com falantes nativos do idioma espanhol. “A parceria poderá contemplar, também, a mobilidade de estudantes e servidores visando à capacitação e ao aperfeiçoamento”, complementa.

Parceria com o Canadá: o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira da Silva; e o diretor do campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, estiveram na sede do Consulado Geral do Canadá, no início do mês de agosto, no Rio de Janeiro, para discutir parcerias com Universidades daquele país para intercâmbio de cooperação técnico-científica. Em setembro, O IFF participará de um evento promovido pelo Consulado com a presença de diversas instituições canadenses e brasileiras tendo como objetivo estreitar relações e firmar parcerias entre os dois países.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 19/08/15)