Parceria mais estreita entre IFF e UFRJ

por admin publicado 09/05/2014 18h55, última modificação 31/08/2023 12h45
Durante reunião da Câmara de Arte e Cultura do IFFluminense, novas ações foram discutidas para a ampliação da parceria entre o Instituto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A reunião da Câmara de Arte e Cultura do IFFluminense foi realizada no dia 29 de abril de 2014, no campus Itaperuna, e teve como uma das pautas principais a discussão de ações voltadas para apoio ao desenvolvimento artístico no âmbito da dança entre o IFF e a UFRJ.

As duas instituições já desenvolvem parceria junto aos projetos de extensão do campus Bom Jesus do Itabapoana, nas modalidades capoeira e dança. Anualmente, alunos desse campus participam de workshop no laboratório de dança da UFRJ. A intenção é expandir e fortalecer atividades nesse sentido.

“Essa ação tem rendido excelentes frutos e a proposta é ampliar para outros campi, difundindo e fortalecendo a dança como manifestação artística a ser desenvolvida entre os estudantes do IFF e a comunidade da região”, destaca Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Durante a reunião, o professor André Meyer (UFRJ) apresentou um trailer do documentário realizado por ele e sua equipe sobre a vida do grande nome da dança no Brasil, professora Helenita de Sá. Juntamente com o professor Cidlan Faial (IFF-Bom Jesus), eles também apresentaram as ações já existentes entre as duas instituições.

“Diversas ações para parceria foram levantadas, como oferta de oficinas pela equipe da UFRJ nos campi do IFF, oferta de cursos de extensão abertos para a comunidade da região, dentre outras. Como ação prática, já ficou acordada a participação do prof. André e sua equipe no Fórum de Arte e Cultura do campus Campos-Centro, com apresentação do documentário, oferta de oficina e participação em mesa redonda”, conta Paula.

A Câmara também fez a leitura e discussão da Minuta do Programa "Coro Jovem do IFF", um Programa que visa compor um Coro intercampi. Segundo Paula, a proposta é que todos as unidades que tiverem interesse, com apoio dos professores de arte-música e da Câmara de Arte e Cultura, possuam estudantes participando do Coro. Haverá ensaios locais, a partir de dinâmicas que utilizam a tecnologia para orientação musical, bem como ensaios intercampi presenciais.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 09/05/2014)