Plano de Desenvolvimento Institucional

PDI 2023-2027: começam visitas do grupo de trabalho à Reitoria e aos campi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/10/2022 00h00, última modificação 31/08/2023 13h13
O encontro presencial com servidores da Reitoria será no dia 11 de outubro, às 15h.
PDI 2023-2027: começam visitas do grupo de trabalho à Reitoria e aos campi

Evento de lançamento do processo de construção do PDI 2023-2027 reuniu gestores e servidores no Campus Campos Centro (Foto: Mayhara Barcellos)

O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) do Instituto Federal Fluminense já começou. Depois do evento de lançamento, realizado no dia 29 de setembro, que reuniu gestores e servidores da Reitoria e dos campi do IFFluminense no auditório Miguel Ramalho, no Campus Campus Centro, agora começam os encontros presenciais dos grupos de trabalho em cada unidade do IFF, para contribuições voltadas à construção do PDI.

O primeiro será para os servidores da Reitoria, no dia 11 de outubro, às 15h, no auditório da unidade. Na ocasião, a equipe que organiza os encontros mostrará como a comunidade acadêmica poderá contribuir, fazendo um apanhado dos temas de relevância. Assim, a comunidade dará suas contribuições iniciais quanto ao planejamento dos próximos cinco anos do Instituto. Confira abaixo a agenda completa de visitas aos campi/unidades do IFFluminense, que atualmente conta com cerca de 20 mil estudantes, 1.700 servidores e mais de 200 cursos, de acordo com o IFF em Números.

"A construção deste documento que planeja os próximos cinco anos da instituição é um desafio, pois se propõe a enfrentar o que nos fragiliza, sensibilizando e trazendo a comunidade para esses debates".

Alline Morais

A diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, lembra que o PDI é um documento exigido por lei, mas ao tratar de temas tão importantes, tais como políticas pedagógicas, objetivos estratégicos e projeção de metas, ações prioritárias de obras, carreira do servidor, oferta de cursos, etc., afeta e envolve toda a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. "Será a partir deste PDI que iremos apontar as principais decisões políticas e planejar, pelos próximos anos, os programas institucionais, os projetos decorrentes desses programas e as principais ações sistêmicas, seja da Reitoria ou dos campi, sempre com o foco em atingirmos nossos objetivos de forma conjunta e integrada e promovermos a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade", destaca.

Alline enfatiza que o diálogo nas unidades do IFF é entendido como uma etapa importante nesse processo. "O objetivo principal das visitas é sensibilizar a comunidade e apresentar a proposta do documento para uma construção coletiva e participativa. Ainda como parte da programação, alguns dos principais temas do Projeto Político-pedagógico Institucional (PPI), que se encontra em processo de revisão, serão apresentados".

Processo de elaboração do PDI 2023-2027

O processo de construção do PDI-IFF é divido em três etapas: preparação, elaboração e publicação. O cronograma inclui diálogo nas unidades do IFF (confira a agenda abaixo), produção das minutas dos capítulos pelas comissões locais, disponibilização das minutas para contribuições da comunidade na Plataforma Participa IFF, organização do documento final, submissão ao Conselho Superior do Instituto e publicação, prevista para março de 2023.

Agenda de visitas aos campi/unidades:

Campus/UnidadeData
Reitoria 11/10 (terça) às 15h
Campus Cabo Frio 18/10 (terça) às 10h
Campus Avançado São João da Barra 19/10 (quarta) às 15h
Campus Santo Antônio de Pádua 26/10 (quarta) às 10h
Campus Avançado Cambuci 26/10 (quarta) às 14h
Unidade de Formação Profissional de Cordeiro 26/10 (quarta) às 19h
Campus Itaperuna 16/11 (quarta) às 15h30min
Campus Bom Jesus 16/11 (quarta) às 10h
Campus Campos Guarus 23/11 (quarta) às 16h
Campus Campos Centro 29/11 (terça) às 15h
Campus Macaé 30/11 (quarta) às 10h
Campus Quissamã 30/11 (quarta) às 15h30min
Campus Maricá 07/12 (quarta) às 14h
Campus Itaboraí 07/12 (quarta) às 17h

Outras informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense estão disponíveis na página pdi.iff.edu.br

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!