PDI 2023-2027: dois novos capítulos são disponibilizados para Consulta Pública

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/03/2023 16h19, última modificação 31/08/2023 13h15
Estudantes e servidores poderão dar sugestões e contribuições pela Plataforma Participa IFF.
PDI 2023-2027: dois novos capítulos são disponibilizados para Consulta Pública

As contribuições podem ser feitas online (Arte: Lionel Mota)

O grupo de trabalho responsável pelo processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 do IFFluminense disponibiliza, a partir do dia 13 de março, dois novos capítulos para Consulta Pública da comunidade acadêmica: Políticas de Atendimento aos Discentes e Capacidade e Sustentabilidade Institucional - Mentalidade sustentável.

Estudantes e servidores poderão dar suas contribuições online, por meio da Plataforma Participa IFF, conforme o cronograma abaixo. Para acessar a plataforma, basta informar o idIFF, digitando o número do CPF e a senha de acesso. O capítulo disponível para sugestão aparecerá na tela inicial.

Assista ao vídeo tutorial abaixo e veja como contribuir:

Políticas de Atendimento aos Discentes

O capítulo trata da atenção aos estudantes, trabalhando as áreas de atuação da Diretoria de Políticas Estudantis. São abordados temas sobre: auxílios e bolsas para os estudantes em condição de vulnerabilidade social, contribuindo para sua permanência e êxito na instituição; atendimento aos estudantes com necessidades especiais, fazendo assim, uma educação inclusiva e democrática; e fomento sobre o debate de ética, cidadania e direitos humanos na formação dos nossos estudantes.

Contribuições: 13 a 17 de março

Expressão de Concordância: 03 a 05 de abril

Capacidade e Sustentabilidade Institucional - Mentalidade Sustentável

O capítulo trata das questões associadas ao conceito do Triple Bottom Line (Pilares da Sustentabilidade) como os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Dessa forma, são apresentadas as informações do IFFluminense relacionadas às boas práticas sobre o tema, além do relacionamento da instituição com a Agenda 2030 da ONU e com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, as ações do Instituto com foco em minimizar os impactos ao meio ambiente, na construção de uma sociedade mais justa e na melhoria de seus processos administrativos.

Contribuições: 20 a 24 de março

Expressão de Concordância: 31 de março a 04 de abril

A Consulta Pública dos capítulos do PDI é realizada em duas fases: recebimento de sugestões e expressão de concordância. Após as sugestões serem analisadas e respondidas pelos responsáveis, o documento retorna para a plataforma para que a comunidade acadêmica possa expressar o grau de concordância com a redação do texto após as sugestões aceitas.

Outras informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense estão disponíveis na página pdi.iff.edu.br

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!