Desenvolvimento Institucional

PDI tem vigência estendida para o período 2018-2022

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/06/2018 14h27, última modificação 10/10/2023 12h31
Documento, que está em fase de elaboração, deverá ser concluído até setembro de 2018.
PDI tem vigência estendida para o período 2018-2022

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFluminense, inicialmente previsto para 2016-2020, teve a sua  vigência estendida para o período 2018-2022, em virtude da necessidade de uma discussão mais ampla de um de seus capítulos com a comunidade acadêmica.

A Comissão Central do PDI, que está com nove capítulos de um total de 11 em fase de conclusão de diagramação, apresentou ao reitor do Instituto, Jefferson Manhães, a necessidade de ampliar o debate em relação ao capítulo dedicado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF, José Luiz Boynard, “embora integre o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PPI é considerado um documento essencial com efeitos que se propagam no tempo por mais de 15 anos, superando a vigência do próprio PDI e, por isso, necessita de uma ampla homologação junto à comunidade do Instituto”, pontua.

O reitor acatou o pedido da comissão e recomendou a prorrogação da vigência do PDI e a conclusão da proposta básica do Projeto Pedagógico Institucional pela comissão responsável, para ser apresentada para debate junto aos campi do IFF. “A agenda de visita aos campi está sendo finalizada e será divulgada em breve”, informa a diretora de Planejamento Estratégico do IFFluminense, Alline Morais.

Boynard destaca que “com a reorganização do cronograma do PDI, a ação iniciada em setembro de 2016 deverá ser então concluída até setembro de 2018, perfazendo dois anos de elaboração do documento, não diferindo do prazo médio verificado em outros institutos”.

PDI - O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento oficial, exigido pelo Ministério da Educação (MEC) e que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição para um período de cinco anos.