Notícias
Servidor
PDP IFF 2026 terá mudanças no processo de registro e validação de demandas
Servidores terão que cadastrar necessidades direto no Sipec (Arte: Julio Negri).
| Cronograma PDP IFF 2026 |
| Manual Padronizado para Cadastramento de Necessidades no PDP 2026 - Validação pelos Gestores |
A elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFF 2026 - ferramenta de planejamento das demandas de capacitação dos servidores - terá um novo modelo neste ano. O registro e a validação das demandas serão feitos pelos servidores e gestores, respectivamente, no Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
A Coordenação de Formação Continuada de Servidores divulgou o Guia de Elaboração do PDP 2026 para auxiliar todos os servidores neste processo, já que para receberem incentivo, por parte do IFF, para se capacitarem, as demandas deverão estar previstas no PDP do ano vigente.
“O PDP IFF 2026 tem por objetivo registrar as necessidades de desenvolvimento de nossos servidores, o que possibilitará melhor organização e programação dos setores para o próximo ano”, explica Thaís Corrêa Borges de Almeida, coordenadora de Formação Continuada de Servidores, acrescentando que “os incentivos institucionais poderão ser por meio de concessão e bolsa de apoio à formação continuada, afastamento integral para cursos de pós-graduação stricto sensu, licença para capacitação ou, ainda, ação de desenvolvimento em serviço”.
De acordo com Thaís, é importante que os gestores e servidores alinhem as demandas em conjunto, por meio de reuniões setoriais. Conforme o cronograma de elaboração do PDP 2026, estes encontros devem ocorrer no período de 08 a 15 de agosto de 2025.
“O alinhamento entre gestores e suas equipes para o levantamento das demandas é de fundamental importância para que o IFF conte com o um Plano de Desenvolvimento de Pessoas que realmente represente as necessidades de desenvolvimento que contribuirão na melhoria dos processos de trabalho na instituição. Importante ressaltar também que gestores e servidores devem evitar cadastrar e validar demandas 'só por garantia' e que, de fato, não tenham previsão de serem feitas”, reforça.
Para orientar e tranquilizar os servidores sobre a mudança no processo de registro e validação das demandas, Thaís enfatiza que o Sistema Sipec é fácil e intuitivo. “Todos os servidores do IFF foram orientados a realizarem o pré-cadastro no sistema e estarão aptos a registrarem as demandas no período programado”.
O cadastro das necessidades pelos servidores no Sipec será realizado no período de 18 a 24 de agosto.
“Com o registro da demanda feito pelo servidor e a validação pelos gestores diretamente no Sipec, além da otimização do tempo, também esperamos que haja menor chance de falhas nos registros”, relata Thaís relembrando que estas já eram etapas realizadas pelos gestores, em outros anos, só que no Suap e, posteriormente, refeitas no Sipec pela Gestão de Pessoas da Reitoria, “o que exigia grande dedicação de tempo e de força de trabalho”, conta.
Qualquer dúvida ou dificuldade, os servidores terão o Guia de Elaboração do PDP 2026, além de informações complementares que serão divulgadas pela Coordenação de Formação Continuada de Servidores.
"Considero importante que servidores e gestores reflitam, analisem e apontem, juntos, o que pode, efetivamente, contribuir para que os servidores sintam-se cada vez mais preparados para o desempenho de suas atividades. E a elaboração do PDP é uma grande oportunidade de avaliação em busca de melhorias na rotina de trabalho na instituição", finaliza Thaís.