Pibid amplia horizontes da docência

por admin publicado 17/11/2014 10h36, última modificação 31/08/2023 12h46
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vem realizando atividades que estreitam laços entre os discentes das licenciaturas e a realidade escolar local.

Investir em projetos educacionais e estimular a docência são ações que fundamentam as atividades do IFFluminense, que renova seu pacto de transformação social a cada projeto realizado por seus servidores e alunos e que contribui para consolidar uma educação justa e de qualidade no país. Nesse mesmo sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vem possibilitando, com proposta multidisciplinar, uma maior aproximação entre os discentes das licenciaturas e a realidade educacional da região.

Durante a III Semana das Licenciaturas, que foi realizada de 07 a 09 de outubro de 2014, a equipe do programa promoveu o I Encontro Pibid, que, além de reunir estudantes e professores de diversas instituições (como USP, UFRJ, Uerj e Uenf), possibilitou a apresentação de trabalhos acadêmicos nos quais os bolsistas desenvolveram pesquisas na área de Ensino e relataram suas experiências em escolas públicas parceiras.

“Deu um friozinho na barriga, mas a experiência de apresentar uma comunicação oral foi interessante. Temos vivenciado muitas experiências positivas nas escolas e compartilhá-las com outros estudantes é fundamental”, destaca Cínthia Lisbôa, que, com a amiga Rhaísa Bretas, apresentaram banner e comunicação oral durante o evento. As alunas do quarto período da Licenciatura em Letras abordaram questões envolvendo o ensino da Língua Portuguesa e suas dimensões. “Lidar com a realidade escolar pública da nossa região tem nos proporcionado grandes reflexões sobre nossa forma de ensinar”, afirma Rhaísa.

Pibid 1

Banners do Pibid na III Semana das Licenciaturas

Quem está concluindo a graduação também está colhendo boas influências no Programa: Tatiane Gomes Ribeiro, do sétimo período de Matemática, apresentou banner sobre a utilização de instrumentos geométricos e materiais concretos no estudo dessa disciplina. “Ser bolsista do Pibid é um fato de peso na minha carreira docente. Se eu não fizesse parte do programa, minha visão de sala de aula seria outra”.

Pibid ensinando a fazer saber fazer: a equipe também marcou presença na Semana do Saber Fazer Saber, que ocorreu no campus Campos Centro, de 5 a 8 de novembro. Dez projetos foram apresentados, envolvendo as áreas de Biologia, Química e Física, entre eles, “Molécula em 3D”, “Tirando Ondas” e “A Fuga dos Palitos”.

Pibid 3

Equipe também participou da Semana do Saber Fazer Saber

Para Fábio Leal, coordenador do programa no IFFluminense, “sem dúvida o envolvimento nessas atividades proporcionou ampliação dos horizontes relacionados à docência dos nossos bolsistas. O evento permitiu que trocássemos informações e víssemos o que há fora da nossa realidade local. Muito do que foi aprendido durante o evento agora serve de parâmetro para avaliação, discussão, adaptação e redirecionamento das atividades planejadas e em curso no nosso projeto”.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/11/2014)