Pibid IFF em olimpíada de Física

por admin publicado 08/10/2015 14h05, última modificação 31/08/2023 12h46
Bolsistas do programa Pibid do IFFluminense participaram da organização da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) em colégio estadual de Campos-RJ.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) teve a sua primeira etapa realizada no dia 13 de agosto de 2015, em todo o país. No Colégio Estadual José do Patrocínio (Cejopa), em Campos dos Goytacazes-RJ, o evento foi supervisionado por professores da escola e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do campus Campos Centro, e que desenvolvem projetos relacionados à área de Física.

Dentre as tarefas desenvolvidas pelos bolsistas, destacam-se a inscrição do Colégio e dos alunos nas Obfep, a recepção das provas e gabaritos, a aplicação e correção das provas, o envio dos resultados à Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a divulgação deles para comunidade escolar. Nesta edição da Olimpíada, as provas foram aplicadas em 14 turmas do Ensino Médio, totalizando cerca de 300 alunos participantes.

Alunos do Cejopa na Obfep

Alunos realizando a primeira fase da Olimpíada.

Apesar de ainda ser baixo o rendimento dos alunos, a coordenadora do subprojeto de Física, Renata Lacerda Martins, juntamente à direção da escola, celebra a expressiva representatividade da unidade em um evento nacional relevante na área de Física, visto que dois alunos participarão da 2ª fase da Obfep, em 20 de outubro deste ano.

“Incentivar a participação dos estudantes em atividades como a olimpíada de Física é uma ação que aponta para a valorização da escola pública e do estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física, em particular”, comenta Renata.

Pibid e a Física nas escolas de Campos: desde 2013, o subprojeto de Física do Pibid vem desenvolvendo, em escolas estaduais do município de Campos, atividades em diversas áreas, como a Experimentação, Jogos Educativos, Ciência e Tecnologia, Sociedade e Ambiente e monitorias, com o objetivo de contribuir para melhoria na qualidade da educação em Física/Ciências na região.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 08/10/2015)

— registrado em: , , ,