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Iniciação à Docência
Pibid realiza aula inaugural em quatro campi do IFF
Campos Centro (Foto: Divulgação IFF).
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal Fluminense (IFF) promoveu aulas inaugurais, entre os dias 26 e 28 de novembro, nos campi Campos Centro, Cabo Frio, Macaé e Itaperuna.
Os encontros reuniram estudantes das licenciaturas, docentes do IFF e professores supervisores de escolas públicas municipais e estaduais com o objetivo de apresentar o programa e discutir as atualizações no edital de 2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A coordenadora institucional do Pibid, Sergiane Will, destacou a importância do momento para marcar o início das atividades de 2024. “A partir da próxima semana, os professores já se reunirão com os alunos para iniciar as atividades nas escolas”, explicou. Ela também enfatizou que os encontros são essenciais para aproximar os alunos da equipe gestora e dos coordenadores que acompanharão suas trajetórias ao longo do programa.
O professor Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino do IFF, ressaltou o impacto pedagógico do Pibid. “O programa constitui-se em uma experiência que amplia a relação do IFF com a educação básica e fortalece a formação inicial dos nossos discentes das licenciaturas”, afirmou. De acordo com ele, as aulas inaugurais reforçam o compromisso do IFF em colaborar com a educação básica e contribuir para a formação de professores preparados para os desafios da sala de aula.
No Campus Macaé, o professor Raimundo Helio, responsável pelo núcleo de História, apresentou os planos para o programa. “O projeto do Pibid da licenciatura em História do Campus Macaé atuará com 24 bolsistas em escolas do município e em Rio das Ostras. Pretendemos, além de fortalecer a formação dos nossos alunos e alunas, consolidar a licenciatura do IFF como um espaço de formação de profissionais comprometidos com a educação básica, reconhecendo sua importância para a construção de um país mais justo e igual”, destacou.
A professora Josane Lessa, coordenadora do núcleo de Química no Campus Itaperuna e membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química, ressaltou o papel do programa na formação dos estudantes. “Nesta edição, temos 16 discentes bolsistas no curso de Química, além de suplentes”, destacou. Segundo ela, a vivência prática nas escolas públicas permite aos alunos desenvolver metodologias e estratégias para promover um ensino de qualidade.
O Pibid oferece bolsas para participantes e incentiva o desenvolvimento de projetos pedagógicos que integrem os futuros professores ao cotidiano das escolas públicas desde o início de sua formação. As atividades são orientadas por docentes das licenciaturas e supervisores das escolas, promovendo práticas didático-pedagógicas em cenários reais.