Permanência e Êxito

Plano de Permanência e Êxito é apresentado aos órgãos representativos do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/04/2017 09h35, última modificação 31/08/2023 12h40
Documento visa à promoção de ações que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes na instituição.
900x600 1.jpg

Plano de Permanência e Êxito é apresentado aos órgãos representativos do IFF

A Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece), vem promovendo, desde o mês de março, apresentações do Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFFluminense aos órgãos representativos da instituição.

O documento, que começou a ser construído em 2016 e já passou por apreciação das Câmaras de Ensino e de Políticas Estudantis, em reuniões realizadas nos dias 30 de março e 20 de abril, foi apresentado aos gestores durante reunião do Colégio de Dirigentes, que aconteceu na tarde de terça-feira, dia 26 de abril, no Campus Campos Centro.

Para o diretor da Dipece, Gustavo Lopes, “as apresentações do plano às Câmaras de Ensino e Políticas Estudantis representam uma aproximação e compromisso da gestão com os grupos envolvidos com a gestão do ensino e assistência estudantil no IFF”.

A diretora de Políticas da Educação Básica Profissional da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem, Cátia Viana, ressalta que o objetivo geral do plano é “diagnosticar os índices de evasão, estimular e promover ações que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes no IFFluminense”.

Cátia explica que o documento ainda passará por apreciação e aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpe) e do Conselho Superior, antes de ser encaminhado, sob a forma de resolução, para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec).

Após a entrega do plano à Setec, a Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem iniciará um período de construção de um plano de ações nos campi do Instituto com foco na permanência e êxito dos estudantes, a partir de quatro dimensões orientadoras: Gestão Pedagógica do Processo Ensino-Aprendizagem; Assistência Estudantil; Orientação Pedagógica ao Acesso; e Vínculo entre o IFF e a Comunidade”, destaca Cátia.