Plano habilitado na 1ª fase do Mais Cultura

por admin publicado 15/06/2015 23h55, última modificação 31/08/2023 12h47
Plano de Cultura do IFF foi habilitado na primeira fase do edital Mais Cultura dos Ministérios da Educação e da Cultura. O resultado final será divulgado no dia 03 de julho.

Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) divulgaram, na sexta-feira, 12 de junho de 2015, a lista preliminar das instituições classificadas no processo seletivo do programa Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

O IFFluminense é uma das instituições habilitadas de acordo com a lista preliminar divulgada. O projeto apresentado foi construído de forma integrada, com a participação de 17 servidores dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Campos Centro, com a coordenação da professora de artes Anelise Tietz. Os eixos temáticos abordados no Plano envolvem Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Culturas digitais; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

“Estamos muito felizes com o resultado porque demonstra a qualidade do Plano submetido. Agora, é preciso aguardar o resultado final para saber se a instituição receberá o apoio financeiro”, explica Paula Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Nesta primeira edição, o Mais Cultura recebeu adesão de todas as Universidades Federais e de quase a totalidade dos Institutos Federais de todo o país. A lista preliminar apresenta as instituições habilitadas e não habilitadas no processo de seleção. Os Planos não habilitados são aqueles que não respeitaram o item 4.2 do Edital, ou seja, constituíam mais de uma proposta. As notas atribuídas ao Comitê Técnico para os Planos de Cultura inscritos no edital serão enviadas aos e-mails cadastrados de cada instituição proponente.

As instituições que tiveram seus Planos de cultura inabilitados podem entrar com recurso até a próxima quarta-feira, 17, por meio de formulário específico disponibilizado, que deve ser enviado para o endereço eletrônico maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br. A lista com o resultado final do processo será publicada no dia 3 de julho.

Sobre o Mais Cultura nas Universidades

Instituído em parceria pelo MinC e pelo MEC, o Programa Mais Cultura nas Universidades possibilitará o fortalecimento do Ensino Superior de graduação, pós-graduação e cursos técnicos nas áreas de Cultura e Arte, a partir do fomento aos Planos de Cultura que contemplem, em especial, o incremento e circulação da pesquisa em cultura, em seus diferentes níveis, o fomento da extensão universitária em cultura, a melhoria de equipamentos culturais de universidades e institutos federais e o estímulo e promoção de eventos, mostras, festivais, grupos, redes, ações e circuitos culturais.

Cada Plano de Cultura precisou contemplar e relacionar um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural. O desenvolvimento dos planos de cultura terá duração de 12 a 24 meses.

Confira a lista preliminar de instituições classificadas

Leia o extrato no Diário Oficial da União

Acesse o formulário para recurso

Acesse o endereço eletrônico para envio de recursos