Notícias

Mudança

Portal de Inscrições do IFF está com novo layout

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/08/2022 14h49, última modificação 31/08/2023 13h12
Mudou também o acesso, que agora será por login único do governo federal.
Portal de Inscrições do IFF está com novo layout

O Portal de Inscrições do IFF agrega as seleções para cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

 Candidatos a processos seletivos de cursos do IFF terão uma nova experiência ao acessar o Portal de Inscrições da instituição, que agora está de cara nova. A página inicial, acessada em www.inscricoes.iff.edu.br está visualmente mais organizada, intuitiva e atrativa. 

 A outra mudança é a integração do Portal de Inscrições do IFF com o Portal gov.br. A partir de agora, para entrar no Portal de Inscrições e se inscrever em um processo seletivo, o usuário tem que fazer login único utilizando o CPF e senha cadastrados no Portal gov.br

 “Antigamente, o candidato precisaria fazer um cadastro interno, agora ele vai utilizar o seu login único tanto para se cadastrar quanto para se autenticar”, explica Rebeca Campanha, do Escritório de Governança e Projetos de TIC da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFF (DGTI).

 No novo layout, assinado pela Coordenação de Imagem Institucional da Diretoria de Comunicação, há uma barra superior com um banner “Entrar com gov.br”, onde o candidato informa seu CPF e segue para o cadastro de dados pessoais. Caso ele ainda não tenha o CPF cadastrado no Portal gov.br, ele deverá fazê-lo para, só assim, ser redirecionado ao Portal de Inscrições e poder se inscrever no processo seletivo de seu interesse. 

 Atualmente, o Portal de Inscrições do IFF agrega as seleções para cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e, como novidade junto com o novo layout, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). 

 Para Rebeca, as mudanças impactam completamente a experiência do usuário, principalmente a forma de se autenticar por login único. "Porém, isso já é um movimento do governo federal de simplificação do acesso aos serviços que as instituições proveem para a sociedade, então facilita e simplifica o acesso. No caso do sistema de processos seletivos, ao invés do candidato precisar criar mais um login e senha em mais um sistema que ele vai usar poucas vezes, ele vai fazer este acesso no login único que agrega vários outros serviços”, diz. 

 Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso da Pró-reitoria de Ensino, acompanha de perto o acesso de candidatos ao Portal durante o período de inscrições para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos e Vestibulares, e relata que o layout antigo trazia algumas dificuldades. “Os processos eram listados por ordem de publicação e era necessário um login e senha específicos. O novo layout do Portal de Inscrições trará ganhos significativos para os candidatos, passando a contar com divisão dos processos por nível de ensino (FIC, técnico, graduação e pós-graduação) e, com isso, eles serão direcionados para o tipo de curso que desejam fazer”, aponta Marcelo, acrescentando que a integração com o Portal gov.br também será importante pois todos os processos passarão a utilizar o login único desde a inscrição até a matrícula.

 Sobre o projeto: as mudanças no Portal de Inscrições tiveram a participação de 23 pessoas durante um trabalho de oito meses. Elas fazem parte do Plano de Transformação Digital do governo federal que prevê não só a autenticação por login único como também a automação de serviços. No IFF, este plano levou alguns serviços presenciais para o meio digital como matrículas e a solicitação de transferências externas de alunos. O projeto de interesse institucional é auxiliado pela DGTI com a participação das áreas envolvidas. 

 O resultado é satisfatório, aponta Rebeca. “E para a sociedade é ainda mais importante porque os serviços vão oferecer agora uma agilidade maior e simplificação no acesso; e depois de utilizar, a pessoa poderá avaliar o serviço prestado, então, a gente consegue perceber a qualidade do trabalho nesta resposta da sociedade. É um movimento que se coloca em consonância com as novas tecnologias, ao disponibilizar serviços em meio digital conectando o órgão à sociedade e simplificando o acesso aos serviços”.





 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!


registrado em: ,