Oportunidade

Portal de Periódicos da Capes dá início à programação de treinamentos online de 2019

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/03/2019 16h18, última modificação 31/08/2023 12h52
A agenda de capacitação do ano terá início em 11 de março. Inscrições estão abertas.

As inscrições para os treinamentos já estão abertas.

A comunidade acadêmica brasileira que utiliza o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem à disposição, desde 2016, o treinamento online para uso das ferramentas disponíveis. Ano após ano o serviço passa por melhorias, com o objetivo de ampliar o número de capacitados e atender a demanda dos usuários que buscam atualização para a rotina de estudos e pesquisas. A agenda de capacitação de 2019 terá início em 11 de março. As inscrições estão abertas.

A estrutura dos treinamentos passou por uma remodelagem, mas continuará acessível em ambiente virtual. A tecnologia utilizada pela Capes é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A capacitação permanece gratuita e disponível para todos os interessados. Os usuários têm direito ao certificado de participação autenticado, agora com novo layout e descrição do conteúdo ministrado no dia.

Alunos, professores, bibliotecários e pesquisadores já encontram no link de treinamentos quais as turmas disponíveis nos meses de março, abril, maio, junho e julho. Para quem pretende se programar para o segundo semestre do ano, o cronograma dos outros meses será aberto em maio. Segundo a bibliotecária do Portal de Periódicos Mariana Castro, "os treinamentos online seguirão até 20 de dezembro de 2019 sem interrupções".

A capacitação online é voltada para acadêmicos e profissionais que desejem conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo. Para 2019, as bases foram distribuídas em semanas temáticas de acordo com a classificação de áreas da Capes: ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes e multidisciplinar.

Os treinamentos serão ofertados em dois horários: das 9h às 12h (segunda a sexta) e das 14h às 17h (terça e quinta). Os usuários ainda têm a opção de realizar o curso no sábado, sempre pela manhã, e no período noturno em alguns dias da semana.

Treinamento da Educação Básica

A agenda de 2019 conta com treinamento específico voltado aos docentes da Educação Básica. Professores que dedicam suas carreiras a esse nível acadêmico podem se programar para investir em conhecimento sempre às segundas e quartas-feiras, no horário de 14h às 17h. Alunos, bibliotecários e outros grupos de interesse também podem participar.

Além do módulo sobre o Portal de Periódicos, que apresenta as funcionalidades da biblioteca virtual da Capes para o público, o treinamento da Educação Básica incluirá cinco conteúdos, selecionados por oferecerem apoio substancial para pesquisas e construção de planos de aula. As bases selecionadas são: Britannica Escola, Ciência Hoje, National Geographic, Sciberbrain e Senac Biblioteca Digital.

Editores

O público do Portal de Periódicos continuará com a oportunidade de conhecer bases de dados específicas, de acordo com as áreas do conhecimento abordadas em cada treinamento. Este ano, as participações dos editores nos treinamentos serão de segunda a sexta, das 11h às 12h; terça e quinta, das 16h às 17h; e segunda e quarta, das 16h às 17h (no treinamento da Educação Básica). Nesse momento, os editores vão apresentar as especificidades de seus conteúdos.

Além disso, serão ofertados treinamentos especiais com diversas temáticas, como relevância da revisão por pares, diálogo dentro das publicações, dicas sobre congressos científicos, como publicar livros em editoras internacionais, como publicar estudos de caso, o que é resumo estruturado, pontos ressaltados pelos editores em um artigo científico, entre outros assuntos voltados para o público acadêmico-científico em todas as áreas do conhecimento.

Inscrições

Para realizar inscrição nos treinamentos gratuitos do Portal de Periódicos da Capes, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em "novo usuário" e preenchendo as informações solicitadas.

A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe dois e-mails até a data da capacitação. Na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição. O segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido, link da sala de aula virtual e instruções para acesso.

Clique aqui para visualizar a programação de 2019

Fonte: Portal de Periódicos da Capes.