Portal do IFF: pesquisa de satisfação

por admin publicado 10/12/2014 17h25, última modificação 31/08/2023 12h45
Diretoria de Comunicação divulga o resultado da pesquisa de satisfação sobre o Portal do IFF. Etapa faz parte do processo de reformulação da página.

O desenvolvimento de uma nova proposta de página oficial na internet do IFFluminense, em uma parceria da Diretoria de Comunicação com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e a Diretoria de Avaliação Institucional, acontece de forma integrada ao projeto de construção da “Política de Comunicação do IFFluminense”, iniciado em fevereiro de 2014, com a participação de todos os comunicadores do Instituto: jornalistas, programadores visuais e produtores audiovisuais.

A elaboração da nova página na internet demanda diversas etapas: identificação das necessidades dos usuários, estudo de usabilidade, definição do layout, montagem, programação, testes, treinamento e publicação. Para a realização das mesmas, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com jornalistas, programadores visuais e técnicos em tecnologia da informação.

Primeiramente, com o objetivo de levantar demandas e fazer um diagnóstico, foi realizada uma pesquisa de satisfação com as comunidades interna e externa, no período de 20 de agosto a 20 de setembro.

"Conhecer o que pensam os diferentes públicos do Instituto é fundamental para a otimização do nosso trabalho. De uma forma mais assertiva, poderemos conhecer e nos empenhar na solução dos problemas reais apresentados pelos usuários que os enfrentam diariamente. E conhecendo o perfil de cada público usuário, poderemos prever melhorias deste canal de informação tão importante para a comunidade", explica Carlos Henrique Morellato, designer e programador visual da EaD, que integra o GT.

Os resultados mostram que 67,8% dos respondentes utilizam o Portal para se manterem informados a respeito das ações do IFFluminense.

gráfico um - qual meio de comunicação.png

Sobre como a comunidade gostaria de ser informada a respeito das ações do IFFluminense, o meio online é o preferido de 54,8% dos respondentes.

5grafico dois - como você gostaria de ser informado.png

Em relação à frequência de acessos, 53,2% acessam diariamente o Portal do IFF. O conteúdo também foi apontado pelos participantes da pesquisa, conforme mostra o gráfico abaixo:

gráfica quatro - o que mais procura.png

Sobre a satisfação em relação ao conteúdo, 62% responderam que estão satisfeitos. Também responderam sobre a qualidade dos textos, utilidade das informações, entre outros aspectos, conforme gráfico abaixo:

grafico sete - satisfação 2.png

Os usuários não só costumam ler as notícias da primeira página do Portal (90%), como também acessam a página do campus com o qual se relacionam (62%).

grafico seis - página do campus.png

“As informações obtidas com a pesquisa nos auxiliarão nas decisões quanto às tecnologias a serem utilizadas e o perfil de acesso dos usuários do Portal do Instituto, nos levando a busca por novas ferramentas para melhorar a experiência do usuário ao utilizar o Portal da Instituição e facilitar a recuperação de informações”, afirma Ronaldo Amaral, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 10/12/14)