Notícias

PEN

Portaria regulamenta Processo Eletrônico no IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/12/2017 11h09, última modificação 31/08/2023 12h48
Por meio do Suap, 25 tipos de documentos serão tramitados eletronicamente a partir de 2 de janeiro de 2018.
Portaria regulamenta Processo Eletrônico no IFFluminense

 A impressão de documentos e processos sofrerá uma redução significativa na Reitoria e unidades do IFFluminense, a partir do primeiro dia útil de 2018, com a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), regulamentado pela Portaria N.º 1.873/2017.

 O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

 Inicialmente, 25 tipos de documentos, definidos pela Comissão de Implementação do Processo Eletrônico no IFF, designada pela Portaria N.º 1.054/2017, relacionados às áreas de Gestão de Pessoas, Ensino, Administração e Ouvidoria deverão ser tramitados, exclusivamente, por meio eletrônico, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

  O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFF e presidente da comissão de implementação do PEN, José Luiz Boynard, destaca que a utilização do Processo Eletrônico como ferramenta de gestão representa uma profunda modificação nas rotinas administrativas do Instituto. “O PEN apresenta uma série de vantagens, como aumento da produtividade, eficiência, praticidade, facilidade de arquivamento, economia de recursos, além de contribuir para a sustentabilidade, com a redução do uso do papel”, ressalta Boynard.

 Saiba mais: O PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

 Acesse AQUI a página do Processo Eletrônico no portal do IFF.