Notícias
Reditec 2018
Práticas de gestão, planejamento e desenvolvimento institucional são apresentadas na Reditec
A participação de estudantes nas atividades de gestão permeou as apresentações (Foto: Rodrigo Fonseca - Ifam)
A Mostra de Experiências Exitosas faz parte da programação da Reditec e busca compartilhar práticas que geram bons resultados e contribuem para o desenvolvimento institucional das instituições da Rede Federal. Na tarde desta quarta-feira (12) foram apresentados oito trabalhos selecionados para a temática “Desenvolvimento Institucional e Planejamento” e discutidos temas como gestão do conhecimento, metodologias de planejamento, gestão participativa e protagonismo estudantil.
A participação e envolvimento de estudantes nos processos e atividades de gestão permeou todas as apresentações, mostrando como o foco no atendimento aos anseios da comunidade e na formação cidadã dos estudantes tem conexão com o êxito das atividades de gestão e planejamento.
O trabalho apresentado pela diretora executiva de Planejamento Institucional do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Régia Maria Avancini, mostrou como a aplicação da “Gestão do Conhecimento” contribui para a melhoria dos processos institucionais.
“Estratégia com o Protagonismo Estudantil para Governança: integração do Desenvolvimento Institucional, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade Ambiental no Cefet- RJ” foi apresentado pela diretora de Gestão Estratégica, Úrsula Maruyama, que trouxe a experiência de incluir estudantes nas atividades, proporcionando aprendizado sobre o sentido do trabalho e construindo um compromisso com a responsabilidade ambiental e social.
A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sonia Regina de Souza Fernandes, apresentou a experiência da “Gestão Democrática e Participativa” por meio de visitas técnicas da equipe de gestão da Reitoria aos campi do IFC. Em sua apresentação, ela ressaltou que a partir do momento em que os estudantes compreendem o funcionamento da instituição e a importância deles nos espaços representativos, muda a relação com a instituição e eles passam a se sentir responsáveis e co-participantes: “Esse processo fortalece a gestão por meio da compreensão de que os estudantes são a razão de ser da instituição, e não apenas meros expectadores de um planejamento ou de uma organização educacional.”
Confira os trabalhos que foram apresentados no primeiro dia de mostra na sessão Desenvolvimento Institucional e Planejamento:
A Gestão do Conhecimento no IFMS: novos desafios em benefício da sociedade;
Gestão Estratégica à Luz das Perspectivas do Balanced Scorecard: Um Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE);
Uma Ferramenta de Planejamento Tático (IFSC);
Planejando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Visão por Processos e Projetos: Um Estudo de Caso no Instituto Federal Fluminense (IFF);
Gestão Democrática e Participativa (IFC);
Estratégia com Protagonismo Estudantil para Governança: Integração do Desenvolvimento Institucional, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade Ambiental no Cefet/RJ (Cefet/RJ);
I Fórum de Diretores Gerais dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM);
Atualização de Regimentos dos Câmpus (IFSC).
Acompanhe a Reditec 2018 pelo Facebook, Instagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube.
As fotos do evento podem ser acessadas AQUI.