Notícias

Ensino

Prazo final para participar da Consulta Pública da Regulamentação Didático-Pedagógica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/05/2023 14h58, última modificação 31/08/2023 13h17
Servidores podem dar suas contribuições até o dia 12 de maio, pela Plataforma Participa IFF.
Prazo final para participar da Consulta Pública da Regulamentação Didático-Pedagógica

Servidores podem contribuir com a construção do documento (Arte: Programação Visual/IFF)

 A minuta da nova Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP) do IFFluminense, documento que regulamenta e normatiza os procedimentos acadêmicos dos cursos ofertados pelo Instituto, está disponível para consulta pública até o dia 12 de maio. Servidores podem dar suas contribuições por meio da  Plataforma Participa IFF. Para acessar, basta informar o idIFF, digitando o número do CPF e a senha.

 A RDP está passando por uma reformulação com o objetivo de trazer orientações mais claras para a comunidade acadêmica e incluir os avanços e inovações ocorridos na instituição ao longo dos anos. A última versão do documento está em vigência desde 2011.

 Após o recebimento das sugestões e análise dos responsáveis pela construção do documento, a RDP retornará para a plataforma, no período de 30 de maio a 02 de junho, para que os servidores possam expressar o grau de concordância com a redação do texto.

 O processo de reformulação da RDP está sendo conduzido pela Pró-reitoria de Ensino e por uma comissão designada pela Portaria Nº 169/2023. As ações para atualização do documento tiveram início em 2019, com a criação de Grupos de Trabalho para discussão de temas específicos como Certificados e Diplomas, Requerimentos de Registros Acadêmicos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Educação a Distância, Aproveitamento de Estudos, Matrícula Flexível, Renovação de Matrícula, Atividades Complementares e Avaliação, entre outros.

 Próximas etapas - depois de passar pela consulta pública, o documento será apreciado pela Câmara de Ensino, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei) e, por último, encaminhado para aprovação do Conselho Superior do IFF. A previsão é que a versão final da RDP seja publicada em outubro de 2023. Confira o cronograma completo AQUI