Prazo final para submissão de resumos na Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/09/2017 19h33, última modificação 31/08/2023 12h43
Coordenadores de Projetos têm até sexta-feira, 15 de setembro para inscrição de resumos no evento conjunto IFF, Uenf, UFF e UFRRJ.
IX Mostra de Extensão

Durante a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que terá como tema principal “A matemática está em tudo”, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizarão atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições, cines e feira de ciências em sua IX Mostra de Extensão, que acontecerá de 24 a 28 de outubro de 2017, na Uenf, em Campos. E, neste ano, também integra a ação a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com sua I Mostra.

De acordo com os organizadores, a popularização do conhecimento científico é uma ação bem mais ampla que o simples conceito de divulgação, pois deve gerar uma comunicação bidirecional entre a comunidade científica e não científica. Diante de um modelo hegemônico de produção e repasse de conhecimento existente na maioria das instituições de ensino, as quatro instituições organizadoras elaboraram atividades de extensão para a divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia.

As inscrições para o evento seguem até esta sexta-feira, 15 de setembro de 2017, assim como a submissão de resumos pelos coordenadores dos projetos, a ser enviado exclusivamente pelo site do evento em http://www.mostraextensao.iff.edu.br/, após a inscrição do aluno e do orientador.

O resumo será único em relação a cada projeto cadastrado na instituição de origem e deverá constar os nomes de todos os participantes. Ao submeter o resumo, o coordenador escolherá a área temática, conforme a Rede Nacional de Extensão e um dos seguintes tipos de apresentação: oral ou banner.

“A submissão de projetos de extensão vigentes é obrigatória, referentes aos editais de extensão (n.º 39/2017 – projetos submetidos como “extensão” e “integração pesquisa e extensão”) e dos programas de Núcleos de Gênero, Centros de Memória e NEABI (n.º 59/2017, nº 60/2017 e nº 61/2017). A submissão de projetos do Edital nº 96/2016 que tinham bolsistas de extensão tecnológica também é obrigatória. Para os projetos já encerrados e os projetos Culturais (Edital nº 51A/2017) a submissão e participação é optativa”, explica a diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFF, Juliana Vidigal.