Prefeitura de Campos abre edital para Programa de bolsas Mais Ciência

por admin publicado 18/10/2023 15h05, última modificação 27/10/2023 20h28
As inscrições prosseguem até 06 de novembro deste ano, e o proponente deve enviar e-mail, com a documentação completa em arquivo PDF.
Mais ciencia prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campos abriu mais um edital para o Programa Mais Ciência, com novas oportunidades para alunos do ensino superior. Serão ofertadas 54 bolsas de R$ 700/mês, além de taxa de bancada para o professor orientador de R$ 1.500,00.

Trata-se do Processo de Seleção de Projetos de Pesquisa e de Extensão e Seleção de Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão (Ext) da Prefeitura, com vigência para o período de fevereiro a dezembro de 2024.

As inscrições prosseguem até 06 de novembro deste ano, e o proponente deve enviar e-mail, com a documentação completa em arquivo PDF, para o endereço eletrônico maisciencia@edu.campos.rj.gov.br. Clique (AQUI) e confira o Edital N.º 9 contendo as regras e o cronograma.

O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, explicou que o objetivo é apoiar, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de interesse das Secretarias, Subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura, a fim de estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas Instituições de Ensino Superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município.

“Esse ano aumentamos o valor da bolsa de R$ 483 para R$ 700 reais, seguindo a tabela do CNPq e demais órgãos de fomento. Essa é uma grande conquista. O edital tem por base a Lei nº 9.340, de 17 de julho de 2023, e as bolsas terão duração de 11 meses”, afirmou Marcelo.

De acordo com a gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa, Leonora Tinoco, a ideia é aprovar 38 projetos relativos a demandas induzidas e 16 demandas espontâneas.

“Temos 111 demandas identificadas nos diversos setores da Prefeitura, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Já no caso das demandas espontâneas, essas podem surgir a partir de projetos desenvolvidos por professores dentro das universidades, e podem ser de interesse da Prefeitura”, destacou Leonora.

Segundo ela, cada professor pode ter no máximo três projetos aprovados e todos eles devem ter relação com o município, visando gerar impactos positivos para a cidade.

“Para aumentar a imparcialidade, alteramos a forma de envio dos projetos: agora, eles devem ser enviados sem identificação do professor, aluno e instituição, para serem encaminhados para o avaliador, ou seja, faremos uma avaliação às cegas. Essas informações vão constar apenas no formulário de proposta de projeto”, acrescentou Leonora.

CRONOGRAMA:

Período de inscrição 09/10 a 06/11/2023