Premiação do Concurso Nova Reitoria

por admin publicado 19/08/2013 18h52, última modificação 31/08/2023 12h46
Os vencedores do Concurso de Ideias Nova Reitoria serão conhecidos durante cerimônia a ser realizada na próxima quarta-feira, 21 de agosto, às 18h, no Pilotis do campus Centro.

Ao todo, nove trabalhos de alunos do Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo do campus Campos-Centro do IFF foram inscritos no Concurso de Ideias Nova Reitoria, que tem o objetivo de  selecionar a melhor proposta para reforma e construção das novas instalações da Reitoria em imóvel próprio, situado na Av. Arthur Bernardes, em Campos-RJ.

Os três melhores trabalhos serão premiados: um curso no exterior para a 1a. equipe colocada; uma viagem técnica a Brasília para a 2a. colocada e uma viagem técnica as cidades históricas de Minas Gerais para a 3a. equipe colocada. Será oferecida, ainda, uma menção honrosa.

De acordo com o Coordenador do curso, Luciano Falcão da Silva, os trabalhos inscritos apresentaram soluções bem diferenciadas, mas a qualidade técnica foi uma característica comum. “Foi difícil escolher, mas já esperávamos bons trabalhos, pois sabemos da qualidade dos nossos alunos. E eles se dedicaram de verdade, apesar do pouco tempo”, disse.

A comissão avaliadora foi composta por dois professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, um professor do curso de Design Gráfico (campus Campos-Centro), o presidente da Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), Fabrício Alvarenga, e o membro do Conselho Superior do IFF, Fernando Aguiar.

O Coordenador do curso comemora a participação dos alunos e a iniciativa da Reitoria. “Através deste concurso tivemos a oportunidade de contribuir com a instituição e promover a integração dos alunos, além da sala de aula. Uma oportunidade para eles ampliarem seus conhecimentos”, destacou Luciano.

Segundo o Reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, a ação conjunta com o Curso de Arquitetura e Urbanismo pauta-se no reconhecimento da qualidade do trabalho que os alunos e professores vêm desenvolvendo.

“É importante destacar, também, nossa intenção de que esse novo espaço represente, do ponto de vista simbólico, a concepção dos Institutos Federais. Queremos que a comunidade, através dos traços arquitetônicos, dos ambientes, reconheça neste local o Instituto Federal Fluminense, suas atribuições e o seu papel”, disse.

Após a divulgação do trabalho vencedor, a equipe de arquitetura do IFF vai analisar o projeto, fazer as adaptações necessárias, mas sem perder a identidade da criação, e assim dar prosseguimento as etapas formais, como por exemplo, o processo de licitação da obra, previsto para este ano, conforme explicou Luciano Falcão, acrescentando que a equipe vencedora será convidada a acompanhar os trabalhos.

(Publicada em 19/08/2013)

— registrado em: