Presidenta recebe propostas para a Rede

por admin publicado 21/05/2014 21h20, última modificação 31/08/2023 12h47
Dilma Rousseff recebeu os dirigentes da Rede Federal para uma audiência. Na ocasião, o reitor do IFF, Luiz Caldas entregou um documento com proposições para a educação profissional e tecnológica.

Um documento com propostas de ações para a educação profissional e tecnológica foi entregue à presidenta da República, Dilma Rousseff, pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, em reunião com reitores e dirigentes da Rede realizada nesta quarta-feira, 21 de maio de 2014, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Considerando a consolidação das políticas de formação profissional e o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), o documento propõe a expansão da Rede dentro de uma estratégia de territorialização, a partir da construção de 210 novas unidades.

“Queremos, com isso, fortalecer as cidades pequenas e médias fora do alcance dos centros dinâmicos e das unidades já instaladas, a partir de um projeto de qualificação profissional e educação para o trabalho que priorize a inclusão social e a redução das desigualdades regionais”, enfatiza Luiz Augusto.

O envolvimento dos institutos federais nas políticas de inovação, com destaque para os Polos de Inovação, é uma das iniciativas propostas pelo Conselho, bem como reforçar a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias sociais e de aplicação aos pequenos e médios empreendimentos como forma de elevar o potencial de geração de trabalho e renda.

Também são propostas: superar um milhão de matrículas em cursos técnicos; ampliar a oferta de vagas para jovens e adultos; institucionalizar a Educação a Distância; aperfeiçoar tecnologias educacionais e objetos de aprendizagem; aumentar a oferta de Licenciaturas, inclusive aquelas específicas à educação profissional; e fortalecer as ações de internacionalização da Rede Federal.

O documento foi entregue à presidenta; ao ministro da Educação, Henrique Paim; e ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, que reforçou o interesse em construir agenda conjunta com os institutos federais.

Durante a reunião, Paim apresentou dois Decretos que atendem a reivindicações antigas do Conif: o primeiro amplia o banco de professores equivalentes de institutos federais; e o outro possibilita a ampliação dos códigos de vagas aos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e ao Colégio Pedro II.

Também participaram do encontro o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Aléssio Trindade de Barros; e dirigentes da Setec.

Confira AQUI o discurso realizado pelo reitor do IFFluminense.

Veja o depoimento do ministro da Educação, Henrique Paim, sobre o encontro AQUI.

reunião com presidenta Dilma - Conif

(Publicada em: 21/05/2014)